Gestão Estratégica de Recursos Humanos

 

Apresentação

O curso de Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos contribui para a formação de recursos humanos avançados tão necessários à prossecução de um modelo de desenvolvimento competitivo baseado no conhecimento e na inovação e, simultaneamente, promotor da coesão social. Articulando-se com a oferta formativa de 1º ciclo, o plano de estudos proposto assume o seu caráter complementar face aos objetivos do 1º ciclo em Gestão de Recursos Humanos, permitindo, simultaneamente, o prosseguimento de estudos, o aprofundamento de conhecimentos e de competências por parte dos licenciados nas áreas da gestão de recursos humanos ou afins, bem como dos demais profissionais que exercem funções na área.

Organizado numa base semestral, correspondendo a 120 créditos (ECTS), o plano de estudos compreende a uma parte letiva de um ano constituída por cinco unidades curriculares em cada semestre. O segundo ano destina-se ao desenvolvimento de um trabalho de investigação aplicada ou estágio complementado com uma unidade curricular de Seminário de forma a criar um espaço de partilha de experiências e de reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido, a organização do campo profissional e as suas exigências éticas e deontológicas.

As unidades curriculares são desenvolvidas com o objetivo de proporcionar a consolidação das competências específicas na área da gestão estratégica de recursos humanos, a partir do reforço de competências gerais na área das ciências empresariais que proporcionam a integração e perspetiva global das atividades profissionais que venham a desenvolver.

Objetivos

O curso de Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos visa contribuir para reforçar a profissionalização do campo da gestão de recursos humanos, através do desenvolvimento de conhecimentos e de competências em áreas estratégicas de ação procurando, simultaneamente, desenvolver a capacidade de participação na definição das estratégias organizacionais e na gestão autónoma de projetos e de equipas. Trata-se de um ciclo de estudos de formação avançada que procura responder a uma procura social resultante da crescente profissionalização do campo da gestão de recursos humanos em virtude das transformações associadas ao modelo de competitividade português.