24 Horas de Logística

Edição 2017

A ESCE/IPS levou três equipas à 12ª edição das 24 Horas de Logística, que consquistaram o quinto, sexto e oitavo lugares nas classificações gerais da competição.

Ao todo estiveram envolvidos 15 estudantes dos ciclos de formação associados à logística, nomeadamente da Licenciatura em Gestão da Distribuição e da Logística (GDL) e do Curso Tecnológico Superior Profissional (CTeSP) em Logística, o que configura uma aposta na formação em contexto real de trabalho dos jovens selecionados.

"Resistência, cooperação coordenação, organização e resiliência" são as palavras de ordem escolhidas por Joana Simeão, porta-voz da equipa InPowerSmart, a mais bem classificada das três, para resumir o que guarda da competição, que excedeu largamente as "elevadas" expectativas inicialmente alimentadas.

"Foi um teste à nossa resistência, resiliência, capacidade de análise/decisão", resume, em jeito de balanço, a colega Lucélia Rosado da equipa ESCEtamos concluindo que "desafios e provas de fogo" como esta "são necesssárias para que com elas possamos crescer/amadurecer".

"Fenomenal" é a palavra que ocorre a Nuno Sousa, porta-voz dos ESCE Optimizers, para definir o evento formativo que, em seu entender, permitiu às equipas "adquirir conhecimentos novos, assim como aplicar conhecimentos adquiridos na ESCE/IPS através da Licenciatura de Gestão da Distribuição e da Logística."

 

A Prova

Em 2017 a ESCE/IPS participou na 12ª Edição das 24 Horas de Logística. Este evento reúne profissionais da área da logística que constituem equipas até cinco elementos para competirem ao longo de 24 horas ininterruptamente. Tendo sempre por motivação a atividade logística. Ao longo da duração da prova os participantes são colocados à prova em inúmeras provas (componente teórica, prática) onde testam os seus conhecimentos e perícia. Ao longo de uma prova de 24 horas os concorrentes têm oportunidade de se conhecerem melhor no sentido de lidarem melhor com situações de pressão, trabalho em equipa, fadiga física e mental. A par com os profissionais é permitida a participação de equipas académicas.

Participações da ESCE/IPS

A ESCE/IPS considera esta prova uma oportunidade única para os alunos de Gestão da Distribuição e da Logística tomarem conhecimento das melhores práticas existentes no mercado e de percepcionaram o desafio que é um dia na Logística. A ESCE/IPS tem coleccionado bons resultados no confronto com profissionais da área, tendo vencido a edição de 2013 que se realizou na Volkswagen Autoeuropa. Não obstante o primeiro lugar na edição de 2013 as restantes equipas terminaram em terceiro e quinto lugar. No ano passado a edição das 24 Horas de Logística decorreu no Porto de Leixões e Entreposto da Luís Simões. As equipas da ESCE/IPS obtiveram o terceiro, quinto e décimo lugar entre 14 equipas.

Edição de 2017 das 24 Horas de Logística

A edição deste ano decorreu com a participação de 13 equipas. Estiveram presentes no evento as seguintes empresas que atuam no ramo:

  • SONAE/li>
  • Luís Simões
  • Grupo E.T.E.
  • Generix
  • Garland
  • Kuehne + Nagel
  • ID Logistics
  • Prodout

A ESCE/IPS participou com três equipas, a saber:

ESCEtamos

  • Lucélia Marques Rosado
  • Sofia Cristina Leonardo Morganho
  • Inês Sofia Andrade Ferreira (substitui Jacinto Manuel Carneiro Machado)
  • Luís Miguel da Silva Guerreiro Luz
  • Inês Cristina Peres de Almeida

ESCE Optimizers

  • Nuno Ricardo Carvalho de Sousa
  • Madalena Joyce Fernandes Gaio
  • Patrícia Leonardo Abala Matos (substitui Ana Andreia Caldeira Ribeiro Cipriano)
  • Evandro Filipe Santos Teixeira
  • Maria Piedade Silva Gonçalves

InPowerSmart

  • Joana Maria dos Santos Reis Simeão
  • Viral Chaganlal 
  • Miriam Patrícia da Conceição Pires
  • Nádia Cristina Leonardo Morganho
  • Ana Catarina Oliveira Marçalo

Testemunho

Segue o testemunho do líder da equipa ESCE/IPS melhor classificada em 2016:

“Para os alunos da ESCE/3 a competição no evento 24 horas de Logística foi sem dúvida uma experiência enriquecedora, pois permitiu colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do nosso percurso académico e ainda a possibilidade de conhecer “In loco” o que é trabalhar em equipa. Podemos igualmente compreender toda a questão de gestão do tempo e focalização nos resultados em simulações de situações reais na área da logística.

Partimos para esta aventura muito motivados e com a certeza de que apesar de todas as adversidades com que seríamos confrontados, iríamos através da união, espírito de equipa e capacidade de superação, ser capazes de ultrapassar todos os obstáculos dando o nosso melhor e certamente honrar a nossa escola e aqueles que acreditaram em nós.

Em meu nome e em nome dos meus colegas Rafaela Couceiro, Fátima Ferreira, Sandra Nogueira e Miguel Campino quero agradecer à Luís Simões, à APDL, à SFORI e ao IPS por todo o apoio que nos deram e por tornarem possível a nossa participação neste evento formativo. Gostaria de deixar uma palavra de apreço para todos os meus colegas de curso que participaram no evento nomeadamente às equipas ESCE/1 e ESCE/2, que tornaram estas 24 horas num momento de espírito de equipa e cooperação inesquecível.

Por último e não menos importante quero dar um agradecimento especial às pessoas que tive o prazer e o privilégio de capitanear (Equipa 10), e dizer-vos que foi um prazer imenso partilhar este momento convosco, com cada um de vós aprendi algo que certamente me valorizará e fará de mim uma pessoa melhor.

O meu muito obrigado a todos.” (João Tavares, 2016)

 

Últimas Notícias


Candidaturas a UCs Isoladas

quinta-feira, 14 de Setembro de 2017

Candidaturas de Mestrado: 2ª Fase

quinta-feira, 14 de Setembro de 2017

Acolhimento 2017/2018

segunda-feira, 11 de Setembro de 2017

Prova Pública

quarta-feira, 17 de Maio de 2017

ESCE/IPS Open Day

quarta-feira, 10 de Maio de 2017

A ESCE/IPS na Jihlava International Business Week

quinta-feira, 27 de Abril de 2017

Finalíssima do Jogo de Gestão Interescolas

segunda-feira, 24 de Abril de 2017

Tomada de Posse da Diretora da ESCE/IPS

segunda-feira, 24 de Abril de 2017