IPS desafia alunos do secundário a gerir uma empresa hoteleira

Arrancou oficialmente a 3.ª edição do Jogo de Gestão Interescolas do Distrito de Setúbal, depois da primeira jogada, que decorreu no passado dia 19 de janeiro, envolvendo 200 alunos de nove concelhos, um deles pertencente ao distrito de Lisboa, com a participação do Colégio Militar.

Projeto educativo do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), promovido pela Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS), a competição dirige-se aos alunos do ensino secundário e profissional e pretende sensibilizá-los para as práticas de gestão e para o desenvolvimento de competências básicas na área das ciências empresariais. Esta terceira edição volta a propor um simulador de gestão em que os participantes são chamados a tomar decisões em equipa, no papel de responsáveis por uma empresa do setor hoteleiro. Deste modo, e apostando num conjunto de atividades promotoras do trabalho em equipa e do convívio, pretende-se promover a aprendizagem de conceitos básicos de gestão contabilístico-financeira, comercial, logística, de sistemas de informação e recursos humanos, em contexto competitivo.

No total, foram criadas 37 equipas, representadas por 20 professores e divididas por quatro universos. O apuramento de três equipas por universo permitirá levar à final um conjunto de 12 equipas. A 20 de abril, dia da finalíssima, serão entregues os prémios à equipa vencedora, nomeadamente as propinas do ano de ingresso em qualquer uma das licenciaturas ministradas no Instituto Politécnico de Setúbal. Por seu turno, ao docente responsável de cada equipa participante será oferecido um desconto de 10% no valor da propina do curso de mestrado em Gestão e Administração de Escolas.

O Jogo de Gestão Interescolas insere-se no quadro das responsabilidades educativas, sociais e de promoção do desenvolvimento regional do IPS e, como tal, assenta no envolvimento de um conjunto de parceiros institucionais do distrito de Setúbal, com destaque para as câmaras municipais, associações e empresas.

Para acompanhamento detalhado dos jogos consultar o site http://www.interescolas.esce.ips.pt.