Gestão de Sistemas de Informação

Apresentação

O curso de Licenciatura em Gestão de Sistemas de Informação proporciona uma formação sólida na área da Gestão de Sistemas de Informação, através da análise e racionalização dos processos e circuitos de informação, otimizando a gestão e a segurança da informação pelo recurso a novas tecnologias de informação e de comunicação, permitindo o acesso a um vasto leque de saídas profissionais. O plano de estudos da licenciatura é um plano atual, com a duração de 3 anos, com uma estrutura flexível, que permite ao aluno orientar o seu curriculum em função dos seus interesses e motivação e responder a algumas necessidades da especialização, quer exigidas para o exercício da sua função, através das adaptações necessárias e adequadas às evoluções quer nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), quer da Sociedade. A existência de estágio curricular no plano de estudo permite ao aluno a colocação em contexto real de trabalho, em Organizações reconhecidas no mercado, com o objetivo de aplicar e desenvolver competências científicas, técnicas e profissionais.

Objetivos

O curso de Licenciatura em Gestão de Sistemas de Informação forma profissionais nos domínios das Ciências da Organização e dos Sistemas de Informação (SI) evidenciando tanto a vertente Tecnológica bem como a Organizacional, capacitando os alunos para desempenhar as funções que a Sociedade de Informação e do Conhecimento faz despontar nas organizações, visando a sua rápida integração na vida ativa. O curso foca essencialmente, os métodos, os conceitos e as aplicações práticas dos Sistemas de Informação no mercado de trabalho, dotando os alunos de competências para a conceptualização, o desenho e a implementação de Sistemas de Informação, tendo em conta as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e, alicerçando estes conceitos nos conhecimentos gerais de Gestão. Assim, o objetivo da graduação é formar profissionais de Gestão de Sistemas de Informação capazes de intervir nas áreas dos Sistemas de Informação e das Tecnologias de Informação e Comunicação, compreendendo as áreas funcionais de uma Organização e da sociedade em geral.

Plano de estudos

Plano de Estudos
Despacho de publicação em Diário da República

Acreditação

Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6 anos (de 19 de abril de 2016 até 18 de abril de 2022)
Consulte aqui: 
Relatório de Submissão
Acreditação A3ES

Saídas profissionais

  • Gestores e Técnicos de Sistemas de Informação;
  • Consultores em Organizações de Sistemas de Informação;
  • Especialistas em Análise e Gestão de Informação;
  • Desenvolvimento de Sistemas de Informação;
  • Gestores de Produto em Tecnologias de Informação e Comunicação;

Razões para a escolha do curso

  • Porque o perfil do curso está ajustado às exigências do mercado de trabalho;
  • Pela rigorosa formação científica de base, completada com o desenvolvimento de uma componente prática muito forte;
  • Pela relação de proximidade do corpo docente com os alunos;
  • Pela oportunidade de realizar um estágio curricular numa empresa reconhecida no mercado, facilitando assim a aproximação ao contexto real de trabalho ou, em alternativa, realizar um projeto organizacional aplicado;
  • Pela qualidade técnica, científica e pedagógica do seu corpo docente;
  • Pela qualidade das infraestruturas que a ESCE/IPS oferece aos alunos;
  • Pelas inúmeras atividades extracurriculares que a ESCE/IPS coloca à disposição dos seus alunos ao longo do ano (business week, jogos de gestão, seminários, conferências, workshops, etc.).

Duração e total de créditos ECTS

180 ECTS.

Coordenação do curso

Diretor de curso: Prof.ª Doutora Ana Mendes.
Coordenadores de ano: Prof. Doutor David Simões (1º ano); Prof. Vitor Barbosa (2º ano); Prof.ª Doutora Ana Mendes (3º ano).

Propina anual

900 euros (consulte regulamentação de propinas)

Número de vagas

44 vagas.

Condições de acesso e ingresso

Concurso Nacional de Acesso

  • Condição de acesso: 12º ano ou habilitação legalmente equivalente
  • Provas de ingresso: 16 Matemática OU 04 Economia OU 18 português

Consulte aqui as condições de acesso específicas para o Regime de M23
Consulte aqui as condições de acesso a Concursos Especiais, Mudança de Par Instituição/Curso e Reingresso

Pré-requistos

Não aplicável.

Outra informação

Cálculo da Média Final de Curso

Empregabilidade

A taxa de empregabilidade na Licenciatura em Gestão de Sistemas de Informação em 2015 é de 98,5 (Dados do IEFP, em 31 dezembro 2015) e em 2014 é de 92,4% (Dados da Direção Geral do Ensino Superior, 2014). A taxa de empregabilidade na Licenciatura em Gestão de Sistemas de Informação é bastante elevada, verificando-se que 81% dos diplomados obtiveram emprego até um ano depois de concluído o ciclo de estudos, sendo que 95% diplomados obtiveram emprego em sectores de atividade relacionados com a área do ciclo de estudos e 5% obtiveram emprego em outros sectores de atividade. (Dados constantes no Relatório de Acreditação da Agência A3ES relativo à Licenciatura em Gestão de Sistemas de Informação, 2012).

Relatórios de monitorização

Relatório de 2015/2016
Relatório de 2014/2015
Relatório de 2013/2014
Relatório de 2011/2012 e 2012/2013
Relatório de 2010/2011

Plano de Transição

Plano de Transição da antiga Licenciatura em GSI para a nova Licenciatura em GSI
Plano de Transição da Licenciatura Bietápica em GSI para a nova Licenciatura em GSI

Estágio

Caderno de apoio ao estágio

DGES

Informação DGES

Informações Pedagógicas

Contacto de e-mail: dir.gsi@esce.ips.pt