Marketing

Apresentação

O curso de Licenciatura em Marketing proporciona uma formação sólida nas diferentes áreas do Marketing em qualquer organização, independentemente da sua dimensão e natureza, permitindo o acesso a um vasto leque de saídas profissionais. O plano de estudos, com a duração de 3 anos, possui uma estrutura flexível que permite ao aluno orientar o seu curriculum em função dos seus interesses e motivação e responder a algumas necessidades da especialização, quer exigidas para o exercício da sua função, através das adaptações necessárias e adequadas às evoluções quer nas áreas do Marketing, quer da Sociedade. A existência de estágio curricular no plano de estudo permite ao aluno a colocação em contexto real de trabalho, em organizações reconhecidas no mercado, com o objetivo de aplicar e desenvolver competências científicas, técnicas e profissionais.

Objetivos

O curso de Licenciatura em Marketing visa dotar os diplomados com um conjunto de competências que lhes permita uma boa inserção na vida ativa e um desempenho adequado ao nível das atividades profissionais exigidas na área do Marketing em qualquer organização, independentemente da sua dimensão e natureza. Pretende-se, assim, formar profissionais capazes de intervir na área do Marketing, compreendendo as áreas funcionais de uma organização e da sociedade em geral.

Plano de estudos

Plano de Estudos
Despacho de publicação em Diário da República

Acreditação

Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6 anos (de 11 de julho de 2013 até 10 de julho de 2019)
Consulte aqui:
Relatório de Autoavaliação
Acreditação A3ES

Saídas profissionais

  • Gestor de Marketing;
  • Gestor de Produto;
  • Gestor de Cliente;
  • Gestor de Marcas;
  • Gestor de Comunicação;
  • Gestor Comercial;
  • Supervisor de Vendas;
  • Técnico de Publicidade.

Razões para a escolha do curso

  • Porque o perfil do curso está ajustado às exigências do mercado de trabalho;
  • Pela rigorosa formação científica de base, completada com o desenvolvimento de uma componente prática muito forte;
  • Pela relação de proximidade do corpo docente com os alunos;
  • Pela oportunidade de realizar estágio curricular numa empresa reconhecida no mercado, facilitando assim a aproximação ao contexto real de trabalho ou, em alternativa, realizar um projeto organizacional aplicado;
  • Pela qualidade técnica, científica e pedagógica do seu corpo docente;
  • Pela qualidade das infraestruturas que a ESCE/IPS oferece aos seus alunos;
  • Pelas inúmeras atividades extracurriculares que a ESCE/IPS coloca à disposição dos seus alunos ao longo do ano (business week, jogos de gestão, seminários, conferências, workshops, etc.).

Duração e total de créditos ECTS

180 ECTS.

Coordenação do curso

Diretor de curso: Prof. Paulo Bogas.
Coordenadores de ano: (brevemente disponível); Prof. Paulo Bogas (3º ano).

Propina anual

900 euros (consulte regulamentação de propinas)

Número de vagas

55 vagas.

Condições de acesso e ingresso

Concurso Nacional de Acesso

  • Condição de acesso: 12º ano ou habilitação legalmente equivalente
  • Provas de ingresso: 16 Matemática OU 04 Economia OU 18 português

Consulte aqui as condições de acesso específicas para o Regime de M23
Consulte aqui as condições de acesso a Concursos Especiais, Mudança de Par Instituição/Curso e Reingresso

Pré-requistos

Não aplicável.

Outra informação

Cálculo da Média Final de Curso

Empregabilidade

A taxa de empregabilidade na Licenciatura em Marketing é de 78,7% (Dados da Direção Geral do Ensino Superior, 2014).
A taxa de empregabilidade na Licenciatura em Marketing é bastante elevada, verificando-se que 65% dos diplomados obtiveram emprego até um ano depois de concluído o ciclo de estudos, sendo que cerca de 94% diplomados obtiveram emprego em sectores de atividade relacionados com a área do ciclo de estudos e 6% obtiveram emprego em outros sectores de atividade (Dados constantes no Relatório de Acreditação da Agência A3ES relativo à Licenciatura em Marketing, 2012).

Relatórios de monitorização

Relatório de 2016/2017
Relatório de 2015/2016
Relatório de 2014/2015
Relatório de 2013/2014
Relatório de 2011/2012 e 2012/2013
Relatório de 2010/2011

Estágio

Linhas Orientadoras para a Realização do Relatório de Estágio/POA de Marketing

DGES

Informação DGES

Informações Pedagógicas

Contacto de e-mail: dir.mkt@esce.ips.pt