Contabilidade e Finanças

Apresentação

O curso de Mestrado em Contabilidade e Finanças contribui para a formação de profissionais que pretendam especializar-se em Contabilidade e Finanças e aos profissionais que desempenham funções financeiras em organizações que operam em ambientes diferenciados e em constante mudança. Articulando-se com a oferta formativa de 1º ciclo, o plano de estudos proposto assume o seu carácter complementar face aos objetivos do 1º ciclo em Contabilidade e Finanças, permitindo, simultaneamente, o prosseguimento de estudos, o aprofundamento de conhecimentos e de competências por parte dos licenciados nas áreas da contabilidade e das finanças ou afins bem como dos demais profissionais que exercem funções na área.

Organizado numa base semestral, correspondendo a 120 créditos (ECTS), o plano de estudos compreende uma parte letiva de um ano constituída por oito unidades curriculares em cada semestre. O segundo ano destina-se ao desenvolvimento de um trabalho de investigação aplicada ou estágio complementado com uma unidade curricular de Métodos e Técnicas de Investigação em Contabilidade e Finanças, como suporte à elaboração da dissertação ou relatório de projeto ou relatório de estágio. As unidades curriculares são desenvolvidas com o objetivo de proporcionar a consolidação das competências específicas em cada uma das especializações – Contabilidade e Finanças – a partir do reforço de competências gerais na área das ciências empresariais que proporcionam a integração e perspetiva global das atividades profissionais que venham a desenvolver.

Reconhecimento do Mestrado em Contabilidade e Finanças: Por Despacho de 08-06-2012 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, relativamente ao Mestrado em Contabilidade e Finanças, foi deferido o pedido de reconhecimento para o grupo de recrutamento 430 (do ensino básico, 2º e 3º ciclos e do ensino secundário).

O curso é lecionado em regime pós-laboral nas instalações da ESCE/IPS.
Horário: 2ª feira, 4ª feira e 6ª feira a partir das 18:30.

Objetivos

O curso de Mestrado em Contabilidade e Finanças pretende proporcionar o aprofundamento e compreensão da teoria e da prática da Contabilidade e das Finanças, ligando a teoria e a prática e explorando temas nestas áreas do ponto de vista daqueles que irão usar a informação financeira para avaliar e gerir o desempenho das empresas. As unidades curriculares são desenvolvidas com o objetivo de proporcionar conhecimentos fundamentais para o desempenho de funções de controlador financeiro, contabilista, analista financeiro, consultor financeiro, entre outras, de uma forma integrada.

Plano de estudos

Plano de Estudos
Despacho de publicação em Diário da República

Acreditação

Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6 anos (de 02 de agosto de 2013 até 01 de gosto de 2019)
Consulte aqui: 
Relatório de Autoavaliação
Acreditação A3ES

Saídas profissionais

Durante o curso os mestrandos terão oportunidade de adquirir/desenvolver competências no âmbito da Contabilidade e Finanças, potenciando a possibilidade de desenvolver, entre outras, as seguintes atividades:

  • Contabilista;
  • Controller em Contabilidade de Gestão;
  • Analista Financeiro;
  • Controlador Financeiro;
  • Diretor/Gestor de Contabilidade e Fiscalidade;
  • Consultor Financeiro.

Razões para a escolha do curso

Porque o Mestrado em Contabilidade e Finanças, ajustado ao mercado de trabalho, assenta na consolidação e aquisição de competências avançadas nas áreas de Contabilidade, Finanças e Fiscalidade, através da interdisciplinaridade e investigação aplicada;

  • Pela qualidade científica e pedagógica do corpo docente, que inclui doutorados conceituados nas áreas de leccionação (75%) associada a uma relação de proximidade ente docentes e estudantes;
  • Pela valorização profissional dos estudantes obtida através de uma formação atual, integrada e rigorosa, com uma abordagem pedagógica assente na responsabilização do estudante na aquisição de conhecimentos e na transferência e partilha de conhecimentos através de estudo de casos reais;
  • Pela elevada taxa de sucesso dos Estudantes e reconhecimento efetivo da formação ministrada, tanto pelos diplomados e organizações como pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior;
  • Pela possibilidade do estudante poder optar por diferentes tipos de trabalho de final de curso, nomeadamente dissertação, projeto ou estágio, conforme o seu perfil e interesse;
  • Pela possibilidade do estudante poder optar por diferentes tipos de trabalho de final de curso, nomeadamente dissertação, projeto ou estágio, conforme o seu perfil e interesse;
  • Pela qualidade das infraestruturais que a ESCE/IPS oferece aos seus alunos.

Duração e total de créditos ECTS

120 ECTS.

Coordenação do curso

Diretor de curso: Prof. Doutor Francisco José Mendes Leote.

Propina anual

990 euros (consulte regulamentação de propinas)

Número de vagas

35 vagas.

Condições de acesso e ingresso

  • Detentores de um grau de licenciatura (Bolonha ou pré-Bolonha) ou qualificação equivalente, nas áreas da Contabilidade, das Finanças, da Gestão ou afins.
  • Detentores do grau de licenciatura noutras áreas científicas desde que exerçam funções na área da gestão ou da contabilidade ou das finanças.
  • Serão, ainda, admitidas candidaturas de não licenciados que sejam detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da ESCE.

Os candidatos serão selecionados por um júri composto por docentes da área tendo em conta os seguintes critérios:

  • Titular de uma licenciatura (pontuação até 40%).
  • Curriculum científico, académico e profissional (pontuação até 42,5%).
  • Classificação final da licenciatura (pontuação até 17,5%).
  • Para os candidatos que não possuam um curso de licenciatura, o critério será apenas a análise do curriculum científico, académico e profissional (100%).

Caso o júri considere necessário, poderão ser efetuadas entrevistas individuais para clarificar aspetos do currículo académico, científico e profissional dos candidatos.

Consulte aqui as condições de acesso ao mestrado via Mudança de Par Instituição/Curso e Reingresso

Pré-requistos

Não aplicável.

Candidaturas

Informação sobre candidaturas.

Outra informação

Limite de Creditações

Os limites quantitativos do processo de creditações estão definidos no art.º 128º do Regulamento  nº 473/2017 - Regulamento de Atividades Académicas e Linhas Orientadoras de Avaliação de Desempenho Escolar dos Estudantes do IPS (clique aqui).

Empregabilidade

Apesar de não existirem estudos sobe empregabilidade ao nível do Mestrado, através das fichas de candidatura, verifica-se que a grande maioria dos estudantes está empregada.

Relatórios de monitorização

Relatório de 2016/2017
Relatório de 2015/2016
Relatório de 2014/2015
Relatório de 2013/2014
Relatório de 2011/2012 e 2012/2013
Relatório de 2010/2011

Documentos

Dissertações/Projetos/Estágios (deverá registar-se no Portal do IPS).

Plano de Equivalências

Plano de Equivalências entre a PGCP e o MCF

Informações Pedagógicas

Contacto de e-mail: dir.mcf@esce.ips.pt