Gestão de Marketing

Apresentação

O Mestrado em Gestão de Marketing assume uma clara natureza profissionalizante, respondendo aos desafios colocados ao Marketing das organizações, ao mesmo tempo que permite a prossecução de estudos aos Licenciados, aprofundando e acrescentando competências instrumentais, interpessoais e sistémicas.

Especificamente, pretende-se dotar os mestrandos de conhecimentos altamente especializados na área científica de Marketing complementando a formação de primeiro ciclo. Será valorizada a integração de diferentes saberes, capacidade de pesquisa, de análise crítica, de sistematização, de avaliação de alternativas e de decisão perante situações inesperadas ou contextos diversificados. Bem como o reforça de aspetos relacionais (trabalho em equipa e coordenação), a capacidade de apresentar, argumentar, debater e a procura por maior assertividade.

Organizado numa base semestral, correspondendo a 120 créditos (ECTS), o plano de estudos compreende uma parte letiva de um ano constituída por quinze unidades curriculares (8 no primeiro semestre e 7 no segundo semestre). O segundo ano destina-se ao desenvolvimento de um trabalho de investigação aplicada ou estágio. As unidades curriculares são desenvolvidas com o objetivo de proporcionar a consolidação das competências específicas na área da gestão de marketing, a partir do reforço de competências gerais na área das ciências empresariais que proporcionam a integração e perspetiva global das atividades profissionais que venham a desenvolver.

O curso é lecionado em regime pós-laboral nas instalações da ESCE/IPS.
Horário: 2ª feira, 3ª feira, 4ª feira e 6ª feira a partir das 18:30.

Objetivos

O curso de tem como objetivo geral desenvolver um conjunto de competências avançadas e especializadas sobre gestão de marketing que permitam aos diplomados acelerar a sua evolução profissional e uma maior contribuição para o desenvolvimento das organizações e projetos onde exercem a sua atividade profissional e para a sociedade. Em termos específicos pretende dotar os mestrados de conhecimentos altamente especializados na área científica do marketing, em especial as áreas de maior relevância/procura elo mercado de trabalho e de interesse dos potenciais estudantes; assumir uma natureza profissionalizante completando uma formação de 1º ciclo, preferencialmente provenientes da área da gestão, com conhecimentos prévios de marketing; desenvolver capacidades que permitam enfrentar contextos profissionais complexos, integrando diferentes saberes, análise crítica, capacidade de pesquisa, sistematização e avaliação de alternativas, capacidade de decisão e busca de soluções originais, perante situações inesperadas ou contextos diversificados; reforçar as competências necessárias que permitam um elevado desempenho profissional dos estudantes nesta área de formação.

Plano de estudos

Plano de Estudos
Despacho de publicação em Diário da República

Acreditação

Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6 anos (de 10 de março de 2013 até 09 de março de 2019)
Consulte aqui: 
Relatório de Submissão
Acreditação A3ES

Saídas profissionais

Durante o curso os mestrandos terão oportunidade de adquirir/desenvolver competências no âmbito da Gestão de Marketing, potenciando a possibilidade de desenvolver, entre outras, atividades nos seguintes âmbitos:

  • Gestão estratégica de Marketing;
  • Conceção e implementação de projetos e de planos operacionais de Marketing
  • Conceção e desenvolvimento de marcas;
  • Consultadoria em Marketing;
  • Análise, supervisão e controlo de equipas e de atividades de Marketing;
  • Gestão de equipas comerciais e de territórios de vendas;
  • Pesquisa de mercado e do comportamento dos consumidores;
  • Análise de mercados externos, conceção e desenvolvimento de estratégias de internacionalização.

Razões para a escolha do curso

  • Pela rigorosa formação científica de base do corpo docente, constituído por doutores ou especialistas nas áreas da Gestão e do Marketing;
  • Porque o perfil do curso está de acordo com as novas dinâmicas do mercado de trabalho, potenciando a utilização do Marketing nas atividades organizacionais;
  • Pela existência de uma relação estreita com a envolvente organizacional, consubstanciada na participação em seminários e aulas abertas de especialistas do mundo empresarial;
  • Pela relação de proximidade do corpo docente com os estudantes;
  • Pela qualidade das infra-estruturas disponibilizadas pela ESCE/IPS;
  • Pela possibilidade do estudante poder optar por diferentes tipos de trabalho de final de curso, nomeadamente dissertação, projeto aplicado ou estágio, conforme o seu perfil e interesse.

Duração e total de créditos ECTS

120 ECTS.

Coordenação do curso

Diretor de curso: Prof. Doutor Duarte Xara Brasil.

Propina anual

990 euros (consulte regulamentação de propinas)

Número de vagas

30 vagas.

Condições de acesso e ingresso

  • Serão admitidas as candidaturas dos detentores de um grau de licenciatura (Bolonha ou pré-Bolonha) ou qualificação equivalente.
  • Serão, ainda, admitidas candidaturas de não licenciados que sejam detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da ESCE/IPS como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.

Os candidatos serão selecionados por um júri composto por docentes da área tendo em conta os seguintes critérios:

  • Relevância da licenciatura (pontuação até 30%).
  • Curriculum profissional na área da gestão de Marketing (pontuação até 35%).
  • Outras dimensões do curriculum profissional (pontuação até 10%)
  • Classificação final da licenciatura (pontuação até 25%).
  • Para os candidatos que não possuam um curso de licenciatura, o critério será apenas a análise do curriculum científico, académico e profissional (100%).

Caso o júri considere necessário, poderão ser efetuadas entrevistas individuais para clarificar aspetos do currículo académico, científico e profissional dos candidatos.

Consulte aqui as condições de acesso ao mestrado via Mudança de Par Instituição/Curso e Reingresso

Pré-requistos

Não aplicável.

Candidaturas

Informação sobre candidaturas.

Outra informação

Limite de Creditações

Os limites quantitativos do processo de creditações estão definidos no art.º 128º do Regulamento  nº 473/2017 - Regulamento de Atividades Académicas e Linhas Orientadoras de Avaliação de Desempenho Escolar dos Estudantes do IPS (clique aqui).

Empregabilidade

O mestrado iniciou o seu funcionamento apenas em 2016/2017 pelo que não existe ainda informação sobre a sua empregabilidade.

Relatórios de monitorização

O mestrado iniciou o seu funcionamento apenas em 2016/2017 pelo que não existem ainda relatórios de monitorização.

Documentos

Dissertações/Projetos/Estágios (deverá registar-se no Portal do IPS).

Plano de Equivalências

Plano de Equivalências entre a PGGMT e o MGM

Informações Pedagógicas

Contacto de e-mail: dir.mgm@esce.ips.pt