Gestão de Sistemas de Informação

Apresentação

O curso de Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação pretende assegurar a formação de profissionais no domínio dos SI e das ciências empresariais, que conjuguem um bom nível de conhecimentos de gestão com conhecimentos na área de conceção, manutenção e gestão de SI, possibilitando o desempenho de papéis de liderança nas áreas da gestão e dos SI, tendo por diretriz a melhoria contínua, a inovação e a eficaz resolução de problemas concretos, emergentes dos SI no suporte ao desenvolvimento das atividades das organizações. Com este Mestrado procura-se ainda aprofundar os conhecimentos intrínsecos ao grau de licenciado quer na área dos SI quer em outras áreas de estudos, pretendendo-se melhorar as capacidades e as competências profissionais ao nível da análise crítica e da apresentação de soluções de SI, através da investigação devidamente enquadrada nas necessidades das organizações.

Organizado numa base semestral, correspondendo a 120 créditos (ECTS), o plano de estudos compreende uma parte letiva de um ano constituída por cinco unidades curriculares em cada semestre. O segundo ano destina-se ao desenvolvimento de um trabalho de investigação aplicada ou estágio complementado com uma unidade curricular de Seminário de forma a criar um espaço de partilha de experiências e de reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido e sobre a organização do campo profissional e as suas exigências éticas e deontológicas. As unidades curriculares são desenvolvidas com o objetivo de proporcionar a consolidação das competências específicas na área dos sistemas de informação organizacionais, a partir do reforço de competências gerais na área das ciências empresariais que proporcionam a integração e perspetiva global das atividades profissionais que venham a desenvolver.

O curso é lecionado em regime pós-laboral nas instalações da ESCE/IPS.
Horário: 3ª feira e 5ª feira a partir das 18:30 | sábado a partir das 09:00.

Objetivos

O curso de Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação tem como objetivo assegurar o desenvolvimento de competências em sistemas de informação organizacionais associadas à capacidade de conceção, desenvolvimento e implementação de processos técnicos associados à atividade quotidiana nas organizações em equipas multidisciplinares tendo por diretriz a melhoria contínua, a inovação e a eficaz resolução de problemas concretos, emergentes no desenvolvimento das atividades das organizações.

Plano de estudos

Plano de Estudos
Depacho de publicação em Diário de República (brevemente disponível)

Acreditação

Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6 anos (de 11 de maio de 2016 até 10 de maio de 2022)
Consulte aqui: 
Relatório de Submissão
Acreditação A3ES

Saídas profissionais

Durante o curso os mestrandos terão oportunidade de adquirir/desenvolver competências no âmbito da Gestão de Sistemas de Informação, potenciando a possibilidade de desenvolver, entre outras, atividades nos seguintes âmbitos:

  • Consultoria e Auditoria em Sistemas e Tecnologias de Informação;
  • Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação;
  • Gestão de Projetos;
  • Coordenação de Equipas de Desenvolvimento e Implementação de Sistemas;
  • Gestão da Segurança da Informação.

Razões para a escolha do curso

  • Pela rigorosa formação científica de base do corpo docente, constituído por doutores ou especialistas nas áreas dos Sistemas de Informação e de Tecnologias de Informação;
  • Pelo facto de quadros de organizações de referência na área dos Sistemas de Informação assegurarem a lecionação de duas unidades curriculares da especialidade;
  • Porque o perfil do curso está de acordo com as novas dinâmicas do mercado de trabalho, potenciando a utilização dos Sistemas de Informação nas atividades organizacionais;
  • Pela existência de uma relação estreita com a envolvente organizacional, consubstanciada na participação em seminários e aulas abertas de especialistas do mundo empresarial;
  • Pela relação de proximidade do corpo docente com os estudantes;
  • Pela qualidade das infra-estruturas disponibilizadas pela ESCE/IPS;
  • Pela possibilidade do estudante poder optar por diferentes tipos de trabalho de final de curso, nomeadamente dissertação, projeto aplicado ou estágio, conforme o seu perfil e interesse.

Duração e total de créditos ECTS

120 ECTS.

Coordenação do curso

Diretor de curso: Prof. Doutor José Gaivéo.

Propina anual

990 euros (consulte regulamentação de propinas)

Número de vagas

30 vagas.

Condições de acesso e ingresso

  • Serão admitidas as candidaturas dos detentores de um grau de licenciatura (Bolonha ou pré-Bolonha) ou qualificação equivalente, nas áreas dos sistemas e tecnologias de informação e das ciências empresariais, bem como outros licenciados em áreas afins.
  • Serão, ainda, admitidas candidaturas de não licenciados que sejam detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da ESCE/IPS como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.

Os candidatos serão selecionados por um júri composto por docentes da área tendo em conta os seguintes critérios:

  • Titular de uma licenciatura (pontuação até 40,0%).
  • Curriculum científico, académico e profissional (pontuação até 42,5%).
  • Classificação final da licenciatura (pontuação até 17,5%).
  • Para os candidatos que não possuam um curso de licenciatura, o critério será apenas a análise do curriculum científico, académico e profissional (100%).

Caso o júri considere necessário, poderão ser efetuadas entrevistas individuais para clarificar aspetos do currículo académico, científico e profissional dos candidatos.

Consulte aqui as condições de acesso ao mestrado via Mudança de Par Instituição/Curso e Reingresso

Pré-requistos

Não aplicável.

Candidaturas

Informação sobre candidaturas.

Outra informação

Limite de Creditações

Os limites quantitativos do processo de creditações estão definidos no art.º 128º do Regulamento  nº 473/2017 - Regulamento de Atividades Académicas e Linhas Orientadoras de Avaliação de Desempenho Escolar dos Estudantes do IPS (clique aqui).

Empregabilidade

O mestrado iniciou o seu funcionamento apenas em 2016/2017 pelo que não existe ainda informação sobre a sua empregabilidade.

Relatórios de monitorização

Relatório de 2016/2017

Plano de Transição

Plano de Transição de MSIO para MGSI

Documentos

Dissertações/Projetos/Estágios (deverá registar-se no Portal do IPS).

Informações Pedagógicas

Contacto de e-mail: dir.mgsi@esce.ips.pt