Gestão e Marketing Turístico

Apresentação

O curso de Pós-Graduação em Gestão e Marketing Turístico, parceria da ESCE/IPS com o Instituto Politécnico de Leiria, pretende proporcionar uma formação altamente especializada na área a par de conhecimentos no domínio das várias áreas que integram a Gestão, Marketing e Sustentabilidade no Turismo que atuam como elementos de integração e compreensão da complexidade organizacional e do papel que as várias atividades profissionais assumem no quadro maior da organização e da profissão. O curso possui dois ramos alternativos – ramo Marketing Turístico e ramo Gestão Turística – de forma a consolidar as competências específicas nestas duas áreas.

O curso está acreditado para efeitos de prosseguimento de estudos no Mestrado em Marketing e Promoção Turística da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.

Organizado numa base semestral, correspondendo a 60 créditos (ECTS), o plano de estudos decorre ao longo de dois semestres e inclui 12 Unidades Curriculares. As unidades curriculares são desenvolvidas com o objetivo de proporcionar a consolidação das competências específicas relacionadas com o Marketing Turístico e com a Gestão Turística, a partir do reforço de competências gerais na área que proporcionam uma perspetiva global das atividades profissionais que venham a desenvolver.

A carga horária corresponderá a 225 horas letivas de tronco comum e 75 horas letivas de ramo cada específico. O tronco comum compreende nove unidades curriculares e os dois ramos compreendem três unidades curriculares cada. A carga horária de cada unidade curricular é de 25 horas letivas.

O curso é lecionado em regime pós-laboral nas instalações da ESCE/IPS.
Horário: 2ª feira e 4ª feira, a partir das 18:30.

Objetivos

O curso de Pós-Graduação em Gestão e Marketing Turístico tem com objetivos:

  • Desenvolver conhecimentos aprofundados sobre as várias áreas que integram a Gestão, Marketing e Sustentabilidade no Turismo.
  • Estabelecer soluções eficazes numa perspetiva integrada de desenvolvimento sustentável de acordo com os objetivos definidos no Plano Estratégico Nacional de Turismo, observando os princípios de inovação e empreendedorismo e da criação do próprio emprego.
  • Proporcionar o aprofundamento de conhecimentos em dois ramos alternativos: ramo Gestão Turística e ramo Marketing Turístico.

Pretende-se, igualmente, contribuir para a diversificação da oferta formativa pós graduada numa área geográfica de elevado potencial no que concerne ao setor turístico, assim como, cooperar para o desenvolvimento sustentável da região de intervenção do Instituto Politécnico de Setúbal num setor em desenvolvimento, mobilizando e construindo competências internas.

Plano de estudos

Plano de Estudos

Homologação

29 de julho de 2013.

Saídas profissionais

Durante o curso, os formandos terão oportunidade de adquirir competências específicas que lhes permitam o desenvolvimento de atividades de:

  • Direção de departamentos comerciais em empresas turísticas;
  • Direção de empresas de cruzeiros;
  • Organização e gestão de eventos em diferentes empresas e instituições;
  • Gestão em instituições públicas nacionais, regionais e locais;

Gestão e operacionalização de produtos turísticos em empresas turísticas, como agências de viagens, transportadores aéreos, operadores turísticos, rent-a-car, etc.

Razões para a escolha do curso

  • Porque o perfil do curso está ajustado às exigências do mercado de trabalho;
  • Porque o curso oferece soluções eficazes numa perspectiva integrada de desenvolvimento sustentável de acordo com os objectivos definidos no Plano Estratégico Nacional de Turismo, observando os princípios de inovação e empreendedorismo e da criação do próprio emprego;
  • Porque o plano curricular integra, no primeiro semestre, uma formação de base generalista centrada em diferentes áreas da gestão, permitindo no segundo semestre uma especialização em Gestão Turística ou em Marketing Turístico;
  • Porque o curso está creditado para efeitos de prosseguimento de estudos no Mestrado em Marketing e Promoção Turística da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria;
  • Pela rigorosa formação científica de base e experiência do corpo docente;
  • Pela participação de corpo docente estrangeiro em seminários, aulas abertas e semanas internacionais;
  • Pela relação de proximidade do corpo docente com os alunos;
  • Pela qualidade das infraestruturais que a ESCE/IPS oferece aos seus alunos.

Duração e total de créditos ECTS

60 ECTS.

Coordenação do curso

Diretor de curso: Prof.ª Doutora Teresa Costa.

Diploma de aprovação do curso

O curso é aprovado anualmente através de Edital.

Propina anual

1.300 euros (consulte regulamentação de propinas)

Número de vagas

30 vagas.

Condições de acesso e ingresso

Podem candidatar-se:

  • Licenciados que exerçam ou venham a exercer funções nas áreas do Turismo;
  • Poderão ainda ter acesso ao curso candidatos que demonstrem ter currículo e experiência profissional relevante e que exerçam funções nas áreas do Turismo.

Outra informação

Empregabilidade

Apesar de não existirem estudos sobe empregabilidade ao nível da Pós-Graduação, através das fichas de candidatura, verifica-se que a grande maioria dos estudantes está empregada.

Plano de Equivalências

Plano de Equivalências entre a PGGMT e o MGM

Informações Pedagógicas

Contacto de e-mail geral: posgrad@esce.ips.pt
Contacto e-mail da coordenação do curso: teresa.costa@@esce.ips.pt