Negócios e Finanças Empresariais

Apresentação

A crescente globalização em termos económicos e, também, sociais, permite que mais facilmente bens, pessoas e capitais se movimentem em todo o mundo e estabelece inúmeras oportunidades para que empresas de diferentes países alcancem novos mercados para além do seu mercado doméstico, contribuindo para o desenvolvimento empresarial e de negócios e para o estabelecimento de parcerias anteriormente menos acessíveis.

Por outro lado, no atual contexto caracterizado pela incerteza e pela permanente inovação ao nível dos produtos e processos e, em particular, o desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), altera o modo e aumenta a velocidade de realização dos negócios, aproximando mercados e parceiros, sendo hoje possível um acompanhamento mais eficaz da cadeia de valor das atividades das empresas.

Tal contexto, também tem proporcionado o surgimento crescente de empreendedores com ideias inovadoras, mas, em alguns casos, com algumas carências ao nível da gestão. 

Assim, no contexto empresarial atual caracterizado pela mudança constante e pela concorrência global, torna-se imperativo identificar os riscos que condicionam a atividade das organizações, para que os empreendedores possam tomar decisões que transformem potenciais ameaças em oportunidades rentáveis.

No entanto, o sucesso das organizações passa não somente pela delineação de estratégias, mas, também, pelo alinhamento dos seus recursos aos respetivos objetivos organizacionais.

Desta forma, pretende-se, com este curso, apresentar e caraterizar diferentes temas da gestão das organizações e, em especial das finanças empresariais, que contribuam para um maior conhecimento sobre o racional de funcionamento dos negócios e dos fatores fundamentais para o sucesso sustentado e para a criação de valor financeiro no contexto empresarial.

Finalmente, destaca-se que, esta proposta curricular, tem em consideração o modelo de desenvolvimento empresarial e os instrumentos de trabalho digitais criados no âmbito do projeto ENVOLVER, financiado pela União Europeia e em que participam o Instituto Politécnico de Setúbal, o IAPMEI e a sua entidade congénere angolana, o INAPEM, e que pretende contribuir para a diversificação da economia angolana, através da dinamização da iniciativa privada e do apoio ao financiamento.

A carga horária corresponderá a 320 horas, de horas letivas e a um total de 60 ECTS. Prevê-se a lecionação do curso em regime online, às 2ªs, 4ªs e 6ªs feiras, a partir das 18:30h.

Objetivos

A Pós-Graduação em Negócios e Finanças Empresariais tem como objetivos:

  • Dotar os formandos de capacidades de elaboração, análise, pesquisa, desenvolvimento e dinamização de negócios e de avaliação da capacidade de criação de valor financeiro. 
  • Desenvolver conhecimentos aprofundados sobre o funcionamento dos negócios, diferentes áreas de gestão, sobre as principais técnicas de planeamento e controlo financeiro e sobre as principais fontes de financiamento que contribuam para a dinamização do empreendedorismo e para a expansão dos negócios.
  • Proporcionar/aprofundar conhecimentos sobre negócios e finanças empresariais através da utilização de ferramentas digitais nas áreas de modelos e planos de negócios, estudos de viabilidade económica e financeira, análise de empresas e de diagnóstico de perfil de empreendedores, contribuindo para uma visão global e integrada das diferentes áreas e técnicas de gestão e sobre o seu impacto na capacidade de criação de valor financeiro nas organizações.

 

Plano de Estudos

Plano de Estudos

Homologação

10 de agosto de 2020.

 

Saídas profissionais

A Pós-Graduação em Negócios e Finanças Empresariais dirige-se aos formandos que pretendam adquirir, aprofundar ou desenvolver conhecimentos e competências sobre o desenvolvimento de negócios e sobre a avaliação da capacidade de criação de valor financeiro nas organizações, nomeadamente: gestores, empreendedores, analistas de projetos de investimento e de empresas, analistas de créditos, consultores de negócios, contabilistas certificados, estudantes com grau académico superior em ciências empresariais, economia e gestão e diversos profissionais com funções em ciências empresariais.

 

Razões para a escolha do curso

São utilizadas as metodologias de ensino e aprendizagem que melhor se adequam aos objetivos de aprendizagem das diferentes unidades curriculares, suportadas na generalidade em ferramentas digitais, entretanto já desenvolvidas e testadas no projeto ENVOLVER. Assentam num modelo pedagógico participativo, baseado na autonomia do estudante e na valorização das suas experiências profissionais como ponto de partida para o aprofundamento do conhecimento técnico-científico e para o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica e de resolução de problemas.

Duração e total de créditos ECTS

60 ECTS.

Coordenação do curso

Diretor de curso: Prof.ª Doutor Nuno Teixeira.

Diploma de aprovação do curso

O curso é aprovado anualmente através de Edital.

Propina anual

1.500 euros (consulte regulamentação de propinas)

Número de vagas

40 vagas.

Condições de acesso e ingresso

Serão admitidas as candidaturas dos detentores de um grau académico superior (Bolonha ou pré-Bolonha) ou qualificação equivalente, nas áreas da Gestão, Economia e outras das ciências empresariais, bem como outros detentores de grau académico superior que indiciem possuir competências e conhecimentos em ciências empresariais. 

Serão, também, admitidas as candidaturas de titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, ou, titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da ESCE.

Finalmente, serão, ainda, admitidas candidaturas de não licenciados que sejam detentores de um currículo profissional relevante e que exerçam ou pretendam exercer funções nas áreas das ciências empresariais.Finalmente, serão, ainda, admitidas candidaturas de não licenciados que sejam detentores de um currículo profissional relevante e que exerçam ou pretendam exercer funções nas áreas das ciências empresariais..

Candidaturas

Informação sobre candidaturas.

Outra informação

Empregabilidade

(brevemente disponível).

Plano de Equivalências

(brevemente disponível)

Informações Pedagógicas

Contacto de e-mail geral: posgradnull@esce.ips.pt
Contacto e-mail da coordenação do curso: nuno.teixeiranull@esce.ips.pt