Projetos em curso

DiGiTOOL_to_CE - Inclusive Digital Education - a Tool to Understand Circular Economy 

O “DiGiTOOL_to_CE” é um projeto Erasmus + (KA2 - Cooperation for innovation and the exchange of good practices) com o nº ID 2020- 1-LV01-KA226-HE-094519, que está focado nos temas da Economia Circular e dos Modelos de Negócios Circulares e ajudará as Instituições de Ensino Superior (IES) a implementar soluções de educação digital nos seus currículos.

O projeto irá desenvolver um curso online assíncrono e inovador sobre o tema Economia Circular e dos Negócios Verdes e pretende melhorar as competências pedagógicas digitais dos educadores, oferecendo uma educação digital interativa de alta qualidade. O projeto irá desenvolver um tutorial eletrónico "DiGi MENTOR" de como planear, desenvolver e executar cursos assíncronos sobre estes temas em IES (como DiGiTOOL_to_CE "). 

O DiGiTOOL_to_CE terá os seguintes objetivos específicos:

  • Desenvolver um curso online inovador e assíncrono sobre o tema Economia Circular e Negócios Verdes;
  • Melhorar as competências pedagógicas digitais dos educadores, permitindo-lhes oferecer educação digital inclusiva de alta qualidade

O projeto apoiará a política "EU Digital Skills & Jobs" no âmbito do Plano de Ação de Educação Digital (2021-2027) e, ao incluir tópicos de Economia Circular no E-learning, e alinha-se com a Estratégia Europeia “Green Deal” que projeta o futuro sustentável da Europa até 2050.

Parceiros do consórcio:
Banku Augstskola, Letónia (Coordenação)
Fondazione Bruno Kessler, Itália
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Canadian Institute of technology, Albania
Verslumo institutas, Lituânia
Sabiedriba Ar Ierobezotu Atbilbidu Artsmart, Letónia

Equipa atual do IPS
Luísa Cagica Carvalho (Coordenadora), DEG – Dep. de Economia e Gestão, ESCE; 
Rui Dias, DCF - Dep. de Contabilidade e Finanças, ESCE; 
Sandrina Berthault Moreira, DEG – Dep. De Economia e Gestão
Contacto: luisa.c.carvalhonull@esce.ipt

Calendário: 01 de março de 2021 a 28 de fevereiro de 2023

Link para o site do projeto: https://digitooltoce.ba.lv/

Divulgação

  • Arranque 
  • Notícia (2021/04/30) (brevemente disponível)

 

KABADA - Knowledge Alliance of Business idea Assessment: Digital Approach 


O projeto KABADA (projeto número: 612542-EPP-1-2019-1-LV-EPPKA2-KA) cofinanciado pelo programa ERASMUS+ em 2019 e do qual o IPS faz parte, irá ser desenvolvido até 2022 e tem como objetivo final a criação de uma ferramenta digital para avaliação de ideias de negócios de novos empreendedores. Para além de avaliar a ideia de negócio, dará também sugestões para melhorias e próximas etapas. 
Esta ferramenta  ajudará estudantes, investigadores e docentes, a compreender os pontos fortes e fracos da ideia de negócio potencial antes de iniciar um negócio.  O principal objetivo é diminuir a taxa de insucesso na implementação inicial dos negócios e aumentar o número de empreendedores com projetos bem sucedidos. 

Parceiros do consórcio:

  • BA School of Business and Finance (BA SBF), Riga, Letónia (Coordenador)
  • Vilniaus kolegija / University of Applied Sciences (VIKO), Vilnius, Littuânia
  • Mendel University (MENDELU), Brno, República Checa
  • Polytechnic Institute of Setúbal (IPS), Setúbal, Portugal
  • ArtSmart, Riga, Letónia
  • Youth Entrepreneurship Promotion Association (YEPA), Lituânia
  • Centro Studi “Cultura Sviluppo” (CSCS), Itália

Para mais informações consulte a página oficial do projeto em: https://kabada.eu/

 

FINKIT – Projeto de Literacia Financeira

Neste projeto, desenvolvido no âmbito do Programa Erasmus Plus KA 2 e liderado pelos parceiros italianos, participam instituições de quatro países: Itália, Espanha, França e Portugal. O Projeto decorrerá entre novembro de 2015 e agosto de 2018.

O projeto FinKit tem como objetivos principais: traçar um panorama dos programas/ações atualmente em vigor; perceção das necessidades e comportamentos dos utilizadores finais; compreensão do inglês como língua estrangeira, competências e necessidades de formação dos profissionais; ferramentas para desenvolver competências específicas para os profissionais, aumentando a sua capacidade de transferir EFL; conceber ferramentas pedagógicas centradas no aluno e específicas para o grupo alvo das mulheres de mais de 55 anos, nos países mediterrânicos.

Parceiros do consórcio:

Para mais informações consulte a página oficial do projeto em: FINKIT – Projeto de Literacia Financeira

 

LLL-HUB – Creating a Space for Lifelong Learning

The Lifelong Learning Hub (LLL-Hub) project brings together ten partners from eight European countries representing public authorities, civil society organizations, chambers of commerce and educational institutions. The LLL-Hub project aims at fostering shared meaning about lifelong learning across Europe by encouraging cross-sectorial cooperation and dialogue about the European agenda at national and regional level.

The project addresses the challenge of building a genuine partnership approach by setting up a multilateral network of actors. By doing so it aims to create a feeling of shared responsibility and ownership among relevant stakeholders on EU lifelong learning strategies.

Objectives:

  • Foster shared meaning of lifelong learning
  • Enable cross-sectorial and multi-stakeholder cooperation at local, national and European level
  • Structure the first transnational policy learning on European lifelong learning strategies based on genuine research and dialogue at regional, national and EU level

Para mais informações consulte a página oficial do projeto em: LLL-HUB – Creating a Space for Lifelong Learning

 

International Business Week Network

As entidades organizadoras da International Business Week Network são instituições de ensino superior de diferentes países (Bélgica, Republica Checa, Dinamarca, Finlândia, Holanda, Letónia e Portugal). Cada International Business Week compreende como tema central da semana um tópico de finanças ou negócio internacional previamente definido. Os estudantes organizam-se em equipas de diferentes nacionalidades e trabalham sobre um caso de gestão internacional. Há ainda espaço para visitas de estudo e atividades de lazer.

A participação em Business Weeks desenvolve competências a nível do espírito empresarial, capacidade de trabalhar num contexto multicultural e criatividade. Para além disso, cada participante terá um certificado de participação que, sendo reconhecido como suplemento ao diploma, enriquecerá o currículo.

A ESCE/IPS tem participado anualmente em, pelo menos, duas Business Weeks, além de organizar também anualmente a sua própria Business Week, por forma a contar dentro de portas com a participação de estudantes e professores de diferentes instituições de ensino superior europeias.

Contacto de e-mail: support.bwnull@esce.ips.pt

 

Jogos Internacionais de Gestão

Os Jogos Internacionais de Gestão realizam-se anualmente, num determinado País, e compreendem uma semana de jogos em contexto multicultural, na qual os participantes tomam decisões de gestão em áreas como marketing e vendas, compras, produção, logística, recursos humanos e finanças. No decorrer da iniciativa têm também lugar visitas de estudo a empresas da região e atividades que possibilitam a descoberta de cidades onde se realizam os Jogos.

Os Jogos Internacionais de Gestão contam com a participação de estudantes e professores de diferentes instituições de ensino superior provenientes de países localizados nos diferentes continentes.

A ESCE/IPS, enquanto escola superior na área da Gestão/Ciências Empresariais, tem participado ativamente nas várias edições dos Jogos Internacionais de Gestão.