Jornadas da Distribuição e da Logística

Jornadas assinalam os 20 anos da licenciatura em Logística

Primeira edição do evento, organizado pela ESCE/IPS, decorreu a 29 de novembro

As Jornadas de Distribuição e Logística – JDL 2018 tiveram lugar na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE/IPS), no dia 29 de novembro, como forma de assinalar os 20 anos da licenciatura em Gestão da Distribuição e da Logística (GDL), a primeira oferta formativa neste domínio a surgir no ensino superior português.

O encontro, dirigido a investigadores, docentes, estudantes e profissionais das diferentes áreas associadas à Distribuição e Logística, pretende ser um fórum de partilha, discussão e divulgação de conhecimento, experiências e trabalhos de investigação, que permita também realçar o papel crucial da logística e gestão da cadeia de abastecimento na economia, enquanto fator determinante para o sucesso do negócio, e na sociedade no seu todo.

A sessão de abertura, com início 09h45, contou com a presença do presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, Boguslawa Sardinha, atual diretora, e João Piteira, diretor da ESCE/IPS aquando do lançamento da licenciatura em GDL, e ainda de Afonso Almeida, vice-presidente da Associação Portuguesa de Logística (APLOG).

Às 10h15, teve lugar a sessão plenária “Cadeias de valor internacionais: mudanças importantes nas próximas décadas”, por José Manuel Viegas, professor catedrático jubilado do Instituto Superior Técnico, onde chefiou o núcleo de investigação em Infraestruturas, Sistemas e Políticas de Transportes, antigo diretor nacional da Área de Sistemas de Transportes do Programa MIT-Portugal e atualmente consultor independente de várias organizações e empresas internacionais.

A segunda sessão plenária ocorreu às 14h15, debruçando-se sobre a temática “Portos 4.0: Janela Única Logística”, que será desenvolvida pelos oradores Vítor Caldeirinha, professor do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), e Catarina Almeida, gestora da Unidade de Transportes da consultora Indra Sistemas Portugal.

As JDL 2018 contemplaram ainda, ao longo do dia, várias sessões paralelas, onde serão apresentados e discutidos 11 trabalhos de investigação (doutoramento e mestrado) e, para encerrar, uma visita técnica à fábrica de papel, em Setúbal, da The Navigator Company.

Mais informação no site das jornadas.