"Manifesto Humano, Rostos com Dignidade” em exposição na Biblioteca

Inaugurada a 7 de março, a exposição “Manifesto Humano, Rostos com Dignidade” de Alex Gaspar encontrou o local ideal para falar, em silêncio, com os seus visitantes.

A Biblioteca IPS (ESCE e ESS) disponibilizou o seu espaço para receber a exposição do fotógrafo Alex Gaspar, reconhecido com diferentes prémios como o 1º Prémio atribuído pela Rede Europeia Anti-Pobreza e 1º prémio de Direitos Humanos e Integração pela UNESCO e Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros.

A presente mostra fotográfica, com curadoria de Manuel Simões, possui obras que fizeram parte de três reportagens de 2019 a 2022, exibindo rostos, contextos e situações de “bairros” setubalenses organizados em três núcleos: Manifestações, Núcleos e O Setubalense.

Com diversas interpretações, o fotógrafo revelou durante a inauguração que o seu objetivo é captar a luz, a humanidade e dignidade no rosto de cada pessoa, transformando as fragilidades que lhes são associadas no quotidiano em força transmitida através de olhares profundos. Enquanto fotojornalista, Alex Gaspar assume que tem a função de dar a conhecer a vida dos outros, dar a conhecer a sua história e representá-la numa fotografia, sendo o que se pode observar nesta exposição, desafiando os visitantes a sentirem empatia pelas pessoas retratadas.

Na inauguração esteve presente Eugénia Silveira (em representação da Câmara de Setúbal), Pedro Pardal, Diretor da Escola Superior de Ciências Empresariais, António Marques, Diretor da Escola Superior de Saúde, e Catarina Delgado, Pró-Presidente e Coordenadora Institucional das Bibliotecas IPS. O nosso Diretor realçou que é sempre um “prazer acolher exposições e trabalhos da comunidade envolvente para impulsionar as atividades de cultura”.

A exposição está patente até 30 de abril, de acordo com os horários da Biblioteca ESCE|IPS.