"Os Cantautores de abril” em exposição na Biblioteca ESCE|IPS

Inaugurada a 20 de março, a exposição “Cantautores de abril” de António Mapão encontrou o local ideal para homenagear o 25 de Abril.

A Biblioteca ESCE|IPS disponibilizou o seu espaço para receber a exposição do pintor autodidata António Mapão que começou a expor as suas obras em 2010. Predominando o acrílico, é um artista expressionista.

“Cantautores de Abril” reúne não só grandes figuras portuguesas, mas também uma mostra de obras sobre as Palafitas (obras arquitetónicas ancestrais na beira da água) que se localizam na Carrasqueira, Alcácer do Sal. Entre as figuras representadas encontram-se Zeca Afonso, Carlos Parede, o Grupo dos Sete, José Saramago, Tino Flores, entre outros nomes importantes para a nossa cultura.

Partindo do real de uma fotografia, António Mapão intensifica os detalhes numa técnica tremenda e uma paleta de cores expressionista, sendo que os truques segundo o mesmo são “não usar muito azul nem muito vermelho” e muita técnica de mistura para esbater o acrílico.

Esta mostra é sobre um realismo espontâneo com influências de VOKA que pretende homenagear Tocadores e Cantautores que contribuíram para a queda do fascismo em Portugal e demonstrar a beleza que existe nas palafitas.

A exposição está patente até 30 de abril de acordo com os horários da Biblioteca ESCE|IPS.