Secundária Jorge Peixinho vence 3.ª edição do Jogo de Gestão Interescolas

Iniciativa da ESCE/IPS permitiu aos alunos do distrito “vivenciar o ensino superior”

A equipa Montistay, da Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo, foi a grande vencedora do 3.º Jogo de Gestão Interescolas, iniciativa da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE/IPS) que chegou ao fim no passado dia 20 de abril. Da Finalíssima, disputada por um total de 64 alunos, distribuídos por 12 equipas e representando sete escolas de cinco concelhos do distrito, saiu também vitoriosa a Escola Secundária D. Manuel Martins, Setúbal, que arrecadou o 2.º e o 3º prémios, atribuídos, respetivamente, às equipas Girls Power e Aliança Azul.

Nesta sua terceira edição, que arrancou em janeiro último com a fase de apuramento, a competição voltou a propor um simulador de gestão em que os participantes foram chamados a tomar decisões em equipa, no papel de responsáveis por uma empresa do setor hoteleiro, tendo assim oportunidade de entrar em contacto com os conceitos básicos das Ciências Empresariais.

Com seis elementos, a equipa Montistay venceu com o plano de gestão de um hotel de escala média, situado no centro de Lisboa e focado na “qualidade do serviço e no bem-estar do cliente”, como explicou o porta-voz, Patrick Pop. Da experiência o aluno destacou o “forte trabalho de equipa, o chegar a um consenso em grupo, com muita deliberação e muita conversa sobre o melhor rumo a tomar”, bem como a oportunidade de conhecer o campus de Setúbal do IPS. “O ensino superior é um mundo bastante diferente, mas ao mesmo tempo familiar do secundário, e achei muito interessante poder conhecer o IPS e poder experienciar estas emoções todas que nos foram oferecidas”, considerou, confessando a sua vontade de prosseguir estudos na área das Ciências Empresariais.

Para o professor que acompanhou a equipa, Flamino Viola, este prémio é o corolário de “três anos de trabalho”, tantos quantas as vezes que a Escola Secundária Jorge Peixinho chegou à Finalíssima. Grande entusiasta da prova, o docente de Economia sublinhou, entre os vários benefícios sentidos pelos alunos, “a oportunidade de conhecer o IPS, muito perto do Montijo, de ver as condições das suas escolas, que são uma alternativa para o seu percurso no ensino superior”, e de entrar em contacto com “um ensino muito mais prático do que teórico, sendo que muitos dos miúdos atuais interessam-se muito mais pela prática com possibilidades de empregabilidade”.

O Jogo de Gestão Interescolas insere-se no quadro das responsabilidades educativas, sociais e de promoção do desenvolvimento regional do IPS e, como tal, assenta no envolvimento de um conjunto de parceiros institucionais do distrito de Setúbal, com destaque para as câmaras municipais, este ano 10 no total. A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença de representantes dos municípios de Setúbal, Sines, Grândola e Barreiro, aos quais o presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, aproveitou para agradecer o envolvimento na iniciativa, “crucial para a afirmação do Politécnico de Setúbal junto da comunidade, e também para que os alunos desenvolvam um conjunto de competências fundamentais como preparação para o ingresso no ensino superior”.

Esta parceria com as câmaras municipais é para nós estratégica na nossa missão de contribuir para o desenvolvimento do território, que vai do Barreiro até Sines, tendo em conta o papel cada vez mais relevante que desempenham na promoção da educação e do sucesso escolar”, disse ainda o presidente do IPS, realçando o Jogo de Gestão Interescolas como uma das várias oportunidades criadas anualmente pelo IPS para que “o ensino secundário possa vivenciar o ensino superior”.