Autora premiada Isabela Figueiredo marca presença na ESCE/IPS

A 1 de março, a Biblioteca ESCE/IPS tornou-se um palco para a autora Isabela Figueiredo conversar sobre o seu livro mais recente: “Um cão no meio do caminho”.

 

A Biblioteca ESCE|IPS disponibilizou o seu espaço para receber a escritora Isabela Figueiredo, ex-jornalista licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e com especialização em Estudos sobre as Mulheres, que já publicou quatro obras literárias.

A tertúlia foi organizada no âmbito do Clube de Leitura que analisou o seu novo romance, “Um Cão no Meio do Caminho” – obra que demorou seis anos a ser terminada e cujo tema é extremamente atual: a solidão e a violência. A autora criou personagens que, tal como nós seres humanos, são imperfeitas e cumpriu ao rigor o que se deseja num livro: “manter o suspense e cuidar do leitor até ao fim, fazendo com que este siga o caminho, o fio condutor”.

Sendo impossível analisar este livro sem relembrar o grande êxito anterior, “A Gorda”, Isabela Figueiredo fez uma introspeção e aproveitou para explicar o porquê de ter começado o livro como o fez: “os leitores d’“A Gorda” ficaram desiludidos no final, queriam vingança. Então, decidi que ia começar o próximo com uma vingadora, uma Matadora. Quando acabei de escrever “A Gorda”, obra semiautobiográfica, fiquei com uma sensação incómoda porque reconheci uma faceta minha que não conhecia”.

Entre o reconhecimento das suas obras foi premiada com “Conto é como quem diz” -recebendo o prémio da Mostra Portuguesa de Artes e Ideias-, “Caderno de Memórias Coloniais” -indicado como finalista do Prémio Femina Estrangeiro em França-, e “A Gorda” -que foi reconhecida com o Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues. Em tom de confissão, Isabela Figueiredo partilhou com os presentes que o próximo livro irá ser sobre uma das personagens principais e irá ocorrer na época temporal de 2019/2020.

O Clube de Leitura é uma iniciativa das Bibliotecas IPS com periodicidade mensal. Iniciando à 13h, tem duração de 1h e destina-se a todas as pessoas amantes de literatura por ser um espaço de fruição e partilha de experiências.