Comunidade ESCE/IPS | Real Trovantuna de Setúbal - Tuna Feminina

A maioria das pessoas associa as Tunas à vida académica, à praxe e à boémia, porém, são muito mais. Implicam trabalho, dedicação e aprendizagem. Pertencer a uma Tuna é um modo de viver, é uma família onde todos são bem-vindos a participar ou a assistir.

As Tunas Académicas são fundamentais em todas as universidades e politécnicos do país, podendo ser masculinas, femininas ou mistas e onde tocam instrumentos de cordas, de sopros, de percussão ou mesmo de fole. As atuações vão desde serenatas, a interpretações de músicas e a originais e de certeza que já viu alguma atuar nos mais diversos lugares: ruas, palcos, festas, discotecas e mesmo em festivais. Assim, é lógico que implica muita dedicação e horas de ensaios.

Para quem pensa que é obrigatório saber cantar para pertencer a uma Tuna, não. Existem diversas funções que poderão ter como tocar os instrumentos, lançar estandartes/bandeiras e até mesmo dançar com pandeiretas. No fundo, as Tunas entram no campo das performances.

A ESCE/IPS tem duas tunas: a Real Trovantuna de Setúbal (RTS, feminina) e a T.A.S.C.A (masculina).

Neste destaque, damos a conhecer a tuna feminina da qual temos muito orgulho. Tendo sido criada em janeiro de 2004, o grupo surgiu graças a um grupo de jovens que ignoraram as diferenças e escolheram o que tinham em comum: o gosto pela música e o espírito de convívio. Por entre encontros, surgiram os primeiros acordes e uma pequena família, começando por participar em eventos escolares e associações de Setúbal.

Inquiridas se já tinham levado a sua voz para outras terras, a Direção da RTS revelou que “com o tempo, a Tuna foi ganhando visibilidade e com isso surgiu oportunidade de atuar em diversas cidades do país, como é o caso de Faro, Évora, Lisboa, Rio maior, Portalegre, Porto e Guarda”, partilhando o seu espírito, amor, adaptações e originais com outros.

“A importância e o impacto que as tunas, e em especial a Real Trovantuna tem para a vida académica de quem pertence são indiscutíveis. A Tuna é uma experiência que proporciona momentos onde o companheirismo, o trabalhar em equipa e o “explorar o desconhecido” vem à tona, que acaba por transparecer e por ser um símbolo de união e de espírito académico que não só representa a cidade de Setúbal, mas também a cultura académica portuguesa e a tradição das tunas, no geral.” - Direção da Real Trovantuna de Setúbal

Como mensagem, a Real Trovantuna reforçou que na sua Tuna não existem limites e há possibilidade de “sair da zona de conforto, nem que seja ao aprender a tocar um instrumento e melhorar outras características pessoais. Nunca é tarde para se entrar para a Tuna”.

A Real Trovantuna é uma família que partilha as suas histórias e memórias através de músicas há 19 anos. Parabéns a todas vós que nos proporcionam momentos tão arrebatadores e que o talento que tem passado de geração em geração continue a crescer dentro da ESCE/IPS!

Para descobrir mais a Real Trovantuna pode ver o Facebook e o Instagram da Tuna.

Fotografia da Tuna