Digitool e a Economia Circular

Aula aberta sobre os vários agentes no processo da EC

As alterações climáticas e a perda de biodiversidade são atualmente sentidas por todos nós e noticiadas com frequência em várias geografias. Neste contexto urge encontrar soluções que impactem positivamente no ambiente, e que, ao mesmo tempo, salvaguardem o acesso aos recursos e aos rendimentos por parte da população em geral. Este caminho que começa a ser trilhado por todo o mundo, passa pela adoção de modelos de negócio que contemplem soluções de economia circular e visem a sustentabilidade.

A economia circular é um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Substituindo o conceito de fim-de-vida da economia linear, por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação, num processo integrado.

Este processo pode ser mobilizado através de vários agentes num processo interativo e cooperativo, nomeadamente:

  • Consumidores: com comportamentos mais sustentáveis perante as suas opções de consumo.
  • Governo: neste âmbito temos no contexto da União Europeia um conjunto de recomendações e diretivas que mobilizam empresas, consumidores e outras organizações para a necessidade de adotar práticas verdes e aumentar a circularidade, sendo um exemplo relevante o European Green Deal que pretende transformar os desafios climáticos e ambientais em oportunidades em todas as áreas e tornando a transição justa e inclusiva para todos.
  • Organizações Internacionais: sendo as 17 ODS das Nações Unidas motores orientadores de princípios que podem ser adotados por todos para melhorar a sustentabilidade nas várias dimensões.
  • Empresas:  novos modelos de negócio que permitem criar e capturar valor através da economia circular e de soluções que visem a sustentabilidade e impactem positivamente no ambiente, na sociedade e na economia são também uma tendência.

Assim esta aula aberta pretende introduzir este tema na ordem do dia e partilhar algumas orientações gerais que podem nortear as abordagens sobre este assunto considerando diferentes contextos e partes envolvidas neste processo cujo sucesso depende de todos.

Para saber mais assista à aula aberta aqui: https://www.youtube.com/watch?v=l4yHx5g4y2Q