DigiTOOL | Módulo de Consumo

Cidades Inteligentes: Um compromisso para o futuro

Um dos temas abordados no âmbito do curso online do Projeto Digitool to CE Inclusive Digital Education – a Tool to Understand Circular, projeto Erasmus + (2020-1-LV01-KA226-HE-094519) são as cidades inteligentes. Este tema assume particular relevância num contexto em que a população mundial continua a crescer e as últimas tendências mostram que as pessoas preferem cada vez mais viver nas cidades ao invés do campo.

Porém esta tendência leva-nos a refletir sobre os impactos desta expansão urbana que se torna ainda mais evidente nas regiões mais populosas do mundo, nomeadamente na Ásia, África e América do Sul. À medida que as cidades crescem, aumentam os problemas associados à pobreza, poluição, perda da qualidade de vida, pressão sobre as infraestruturas, etc. E, importa encontrar novas soluções inovadoras multidimensionais que respondam a estes desafios. Neste âmbito o conceito de Cidade Inteligente aparece como resposta através da proposta de soluções inovadoras integradas.

De acordo com Carvalho (2017)*, uma cidade inteligente é um ecossistema regional inteligente que inclui vários intervenientes interligados que desenvolvem redes de colaboração  que envolvem empresas, cidadãos, organizações públicas, infraestruturas culturais, económicas e sociais para criar um ambiente aberto e criativo que permita melhorar a qualidade de vida da população, desenvolver negócios, bem como projetos sociais inteligentes e inovadores.

O estudo desta temática numa perspetiva multidisciplinar englobando a sua pertinência no contexto da União Europeia integra um dos módulos do Consumo que está a ser desenvolvido pela equipa do Instituto Politécnico de Setúbal que integra este projeto.

Para mais informações sobre o projeto, visite-nos aqui: https://digitooltoce.ba.lv/

* Carvalho, L. (2017). Entrepreneurial Ecosystems. Lisbon as a Smart Start-up City. In Luísa Carvalho (ed.), Handbook of Research On Entrepreneurial Development and Innovation within Smart Cities, Pennsylvania, USA: IGI Global, 1-24 (ISBN-13: 978-1522519782).