DigiTOOL | Módulo de Consumo

Economia Partilhada: Um caminho para a poupança de recursos e proteção ambiental

Um dos temas abordados no âmbito do curso online do Projeto Digitool to CE Inclusive Digital Education – a Tool to Understand Circular, projeto Erasmus + (2020-1-LV01-KA226-HE-094519) é a economia partilhada.  Entende-se economia partilhada como o modelo económico baseado em atividades de aquisição e partilha de recursos ente pares. Este modelo permite partilhar o acesso a bens e serviços, muitas vezes com recurso a plataformas digitais de acesso comunitário.
Este tema assume particular relevância num contexto em que muitos recursos são escassos e o consumo acelerado leva a que não fiquem disponíveis para todos. Tal  leva à criação de desperdícios e lixo com enorme impacto ambiental e perdas económicas.  Alguns estudos têm vindo a identificar formas de partilha que vão desde aspetos mais simples de partilha de recursos entre membros de uma mesma família, entre amigos, até formas que implicam alguma organização social de redistribuição (envolvendo por exemplo municípios) ou mesmo partilhas de mercado através de plataformas digitais. Importa referir que a Economia de Partilha contribui para o cumprimento dos princípios de economia circular, sobretudo no que respeita ao consumo colaborativo.
O estudo desta temática numa perspetiva multidisciplinar englobando a sua pertinência no contexto do seu impacto em termos de sustentabilidade  integra um dos módulos do Consumo que está a ser desenvolvido pela equipa do Instituto Politécnico de Setúbal que integra este projeto.

Para mais informações consulte a página oficial do projeto em: https://digitooltoce.ba.lv/
E ou a página dos projetos internacionais da ESCE em: https://www.esce.ips.pt/internacional/projetos