ESCEAgenda | 08 de abril

>>8 e 9 de abril

Workshop | Utilização e Construção de Casos para Ensino
A utilização de casos de ensino é uma prática pedagógica de relevância nas ações formativas em diversas áreas científicas, designadamente no contexto de formação superior em ciências empresariais, porém, implica uma preparação específica. Esta ação será no âmbito de formação pedagógica para alunos e docentes. Nas sessões com os alunos o objetivo principal é explicar boas práticas para a construção de um caso e desenvolvimento de um protótipo a ser utilizado em aulas e submetido em eventos científicos/publicações. Já com os docentes centra-se na partilha e transição de experiência em casos para ensino em sala de aula. Os oradores convidados são Sidnei Vieira Marinho e Carlos Ricardo Rossetto (Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). A organização é no âmbito da Unidade Curricular Político de Produto e Branding da Licenciatura em Marketing e do Mestrado em Gestão de Marketing.
Horário e Sala| Dia 8: 09h00 às 13h00 (Reserva ESCE/IPS) e das 14h00 às 18h00 (A2.07)
                          Dia 9: 09h00 às 13h00 (A2.07)

>>9 de abril

Aula Aberta | Quick Snacks de Redes Sociais
Nesta aula aberta, com a convidada Joana Santos (ESTBarreiro), serão apresentados princípios de Social Media Marketing, seguindo uma vertente aplicada e prática. A organização é no âmbito da Unidade Curricular Marketing Digital da Licenciatura em Marketing.
Sala  | D1.10
Hora | 14h00

>>9 de abril

Workshop | Pergunta de Investigação: o que deve ser considerado na sua proposição
Este workshop pretende introduzir a temática da investigação, no sentido de explicar como deve ser preparada a questão de investigação de partida, sendo aplicado e prático dirigido a todos os que desejem aprender mais sobre esta temática. O convidado Jorge Oneide Sausen é Professor Titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da UNIJUÍ, Coordenador da Linha de Pesquisa Gestão de Organizações e Dinâmicas de Mercado do PPGDR/UNIJUÍ e Líder do Grupo de Pesquisa Competitividade e Gestão Estratégica para o Desenvolvimento Regional. A organização é no âmbito da Unidade Curricular Seminários II do Mestrado em Ciências Empresariais.
Plataforma | Colibri Zoom
Link | https://tinyurl.com/PerguntaInvestigacao
Hora | 20h30

>>10 de abril

Aula Aberta | Repensar a Gestão de Resíduos: Logística Inversa e a Sustentabilidade Empresarial
Os processos e controlos da Logística Tradicional (fluxo direto) são complexos, e ainda mais se os considerarmos na Logística Inversa de Resíduos (papel, plástico, vidro, entre outros). Gabriel Lima apresentará as soluções da Vertown.com para a gestão de resíduos, de forma a atender às exigências do Governo e às Certificações Ambientais. A organização é no âmbito da Unidade Curricular Logística Inversa da Licenciatura em Gestão da Distribuição e da Logística.
Plataforma | Microsoft Teams
Link | https://tinyurl.com/2fj4fm8w
Hora | 21h00

>>11 de abril

Aula Aberta | Intermodalidade – Ferrovia
Na Aula Aberta em questão, pretender-se-á abordar a Ferrovia em Portugal e o seu impacto na intermodalidade, na questão da circulação de contentores por modos de transporte sucessivos e o melhoramento da eficácia das cadeias de transporte de mercadorias. A aula será dinamizada pelo Presidente da APAT (Associação Portuguesa dos Transitários), António Nabo Martins e ex-quadro da CP. A organização é no âmbito da Unidade Curricular Plataformas Logística e Intermodalidade do Curso Técnico Superior Profissional em Logística.
Sala  | C1.13
Hora | 10h00

>>11 de abril

Aula Aberta | ConflitosLab- Dinâmicas e Técnicas de Gestão
Na Aula Aberta em questão, Ana Rita Cacela (Diretora de Recursos Humanos da CMS Portugal) e Rosário Cramez (Consultora e Docente na Universidade Lusófona) irão apresentar de modo dinâmico casos práticos sobre conflitos e respetiva gestão, oriundos de contextos organizacionais reais, recorrendo a dinâmicas interativas com os estudantes. A organização é no âmbito da Unidade Curricular Negociação e Gestão de Conflitos do Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos.
Sala | B1.13
Hora | 18h30