Exposição | “Água um bem essencial” patente na Biblioteca até 31 de maio

A Biblioteca inaugurou esta segunda-feira a exposição artística “Água um bem essencial” que encontrou o lugar ideal para sensibilizar, através do olhar, os seus visitantes.

Setúbal é uma cidade muito conhecida pela Serra da Arrábida, mas também pelo famoso Rio Sado. Com um ecossistema diverso e todo português, este rio é especial por contrariar o que se espera e correr do Sul para o Norte. Num ano ainda mais atípico, em que já se esgotaram os recursos naturais disponíveis e em que a previsão de seca passou a ser uma certeza absoluta, o alerta para as alterações climáticas e a preservação da água intensificou-se.

A Arte espelha a sociedade e pode lutar ativamente contra a apatia social, a desresponsabilização social e despertar a atenção para as problemáticas em causa. Deste modo, a ARTISET – Associação dos Artistas Plásticos de Setúbal – organizou em parceria com a Biblioteca uma exposição sobre a Água, tema proposto pela vereadora de Sines e com enquadramento de um poema de João Rosa.

Os 28 Artistas participantes assumiram-se como ativistas e apresentaram uma multiplicidade de perspetivas que celebram a Água e a sua importância através de acrílico, aguarela, fotografia e óleo.

O Vice-Presidente do IPS, Professor Rodrigo Lourenço, realçou que esta mostra se trata do “nosso contributo para a cultura e para com os artistas de Setúbal”, já o Diretor da ESCE/IPS, Professor Pedro Pardal, declarou ser “uma ótima maneira de nos incluirmos no roteiro da cidade e de encher o espaço com vida e juventude”. A Presidente da ARTISET, Ana Margarida Rodrigues Mendes, esteve presente e testemunhou que “a água é indispensável, quer seja numa torneira, ou no mar”.

A exposição está patente até 31 de maio de acordo com os horários da Biblioteca ESCE|IPS.

 

Fotografia do evento 
Fotografia do evento 
Fotografia do evento
Fotografia do evento