Formação em Econofísica de 05 a 07 de julho

De 05 a 07 de julho, inicia-se na ESCE/IPS uma formação em Econofísica que tem como principal público os estudantes dos Mestrados em Contabilidade e Finanças, Ciências Empresariais e Ciência de Dados para Empresas.

Perfazendo 10 horas de formação, neste minicurso, que terá como formador o Professor Catedrático Gilney Figueira Zebende (Universidade Estadual de Feira de Santana), será analisado o caso prático “Evidência Empírica do Comportamento dos Índices de Bolsa: Standard & Poor's 500, Índice Bovespa e Dow Jones Industrial Average”, com foco em dois tópicos:

• Análise de Autocorrelação e Correlação Cruzada (Simples e Múltipla);
  • Perspetivas para a investigação (Teorias e Aplicações).

A formação terá especial participação da Professora Auxiliar Andréa de Almeida Brito que abordará o tema da Aplicação do rho-DCCA em Ciências Ambientais num seminário.

Alguns tópicos que serão mencionados nestes quatro dias são: Física na História da Economia, Leis de Potência, Caos, Log-Periodicidade e Memória Longa, Eficiência Relativa e Complexidade Algorítmica dos Mercados Financeiros, Entropia, Propriedades Estatísticas do Random Walk, Modelo Black-Scholes, Processos Estocásticos de Lévy e Teoremas de Limite, Distribuições Estáveis, Scaling e Autossimilaridade.

Econofísica será lecionada das 18h00 às 22h00 na sala C1.05 ou poderá aceder através do seguinte link: MiniCurso.