Internacional | Investigadores Nacionais e Internacionais marcaram presença na 4ª Edição ICQIS

No início da semana decorreu a IV Conferência Internacional sobre a Qualidade, Inovação e Sustentabilidade, evento organizado pela ESCE/IPS com o objetivo de partilhar e disseminar conhecimento.

O programa desta edição foi composto por diversos momentos marcantes e enriquecedores:

> Keynotes Speakers, Matevž Obrecht – especialista em Gestão Sustentável da Cadeia de Abastecimento da Universidade de Maribor, Eslovénia – e Gilberto Santos – Coordenador do Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Ambiente e Segurança) do IP do Cávado e do Ave.

> Mesa Redonda, intitulada de “Innovation & Sustainability”, teve a presença dos convidados José Pratas (CGI), Pedro Dominguinhos (outrora Presidente do IPS e atual Presidente do PRR), Pedro Lago (SONAE MC), Vítor Caldeirinha (Porto de Setúbal) e Cindy Barardo (Women in Tech Portugal), como moderadora da sessão.

> Sessões Paralelas, compostas por apresentações sobre pesquisas científicas que possibilitaram trocas de conhecimentos e recomendações para trabalhos futuros, realizadas no âmbito da sustentabilidade e inovação por professores nacionais e internacionais.

> Convívios, promovendo o networking, a 22 de maio foram organizados coffee breaks, dando a conhecer alguns doces típicos portugueses, e um jantar onde os participantes experimentaram a gastronomia típica setubalense, como o choco frito. Por sua vez, no dia 23 realizou-se uma visita social a pontos de interesse turístico da nossa cidade de Setúbal para tornar esta experiência ainda mais memorável.

 

Algumas ideias que se destacaram ao longo da ICQIS:

“As empresas têm de tomar decisões radicais e definir propósitos que vão ao encontro das temáticas aqui analisadas, têm de possuir valores muito fortes.” – Pedro Lago

“A inovação trata-se de uma sobrevivência nas diversas áreas.” – José Pratas

“O que vemos neste último ano e, especialmente, nestes últimos meses é evolução. Mas, precisamos de espaço para toda esta evolução.” – Vítor Caldeirinha

“É necessário mudar de pensamento e passar-se a pensar em resultados a longo prazo.” – Pedro Dominguinhos.

“Temos de pensar como é que as pessoas se adaptam e reagem a uma solução de redução de consumo de energia.” - Matevž Obrecht

Clique aqui para ver o registo fotográfico.