José Rodrigues é o vencedor do II Torneio de Xadrez

O II Torneio de Xadrez ocorreu no dia 11 de julho e reuniu participantes da comunidade, de todas as idades e de várias Escolas do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

A Biblioteca ESCE/IPS disponibilizou o seu espaço para receber o Torneio de Xadrez mais um ano e o grande vencedor foi José Rodrigues, estudante da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do IPS.

Contrariamente à edição passada, os jogos concentraram-se num só dia, um ponto bastante positivo mencionado por diversos participantes. Contando com participação internacional, a prova durou cerca de três horas ao se organizar em regime de torneio de todos contra todos e a Direção de Prova, composta por Óscar Martins e João Nabais, zelou pelo cumprimento das regras profissionais. A competição foi acesa e os jogos foram tão renhidos que houve dois 2os lugares, com empate técnico atribuído a David Silva e Dinis Nabais.

Professor João Nabais e Participantes
Tabuleiro de Xadrez
Participantes

João Nabais, também Coordenador do Núcleo de Xadrez do ATV, partilhou que tudo começou com a disponibilização de um tabuleiro em 2019 para a prática lúdica na Biblioteca da ESCE/IPS, despertando a curiosidade dos visitantes, e que “mesmo durante a pandemia, o interesse e a prática aumentou a intensidade. No final do ano letivo 2021/22 a utilização do tabuleiro era regular e originou a formação de um grupo espontâneo que se contactava através das redes sociais para organizar os seus encontros”.

Neste sentido, a Biblioteca preocupou-se em proporcionar uma experiência de competição, avançando-se para a organização de torneios abertos à comunidade no ano letivo 2022/2023 em sistema de taça e o vencedor decidido em match final de quatro partidas.

O Xadrez é uma modalidade inclusiva que ultrapassa diferenças de género, linguagem, nacionalidade e condição física”. Este é um jogo de tabuleiro complexo entre adversários, sendo constituído por peões, cavalos, bispos, torres, dama e o rei, cujo objetivo é dar xeque-mate ao rei adversário encurralando-o ou capturando. O xadrez fomenta o desenvolvimento intelectual e promove a socialização, tal como a concentração, a memória, o raciocínio e pensamento crítico.

Numa explicação detalhada sobre o jogo, o professor João Nabais reflete que “O estudo da posição no tabuleiro despoleta um processo de reflexão que ajuda a identificar oportunidades e ameaças, a elencar as alternativas de prosseguir e a avaliar as consequências de cada uma das alternativas. O processo de tomada de decisão e execução do lance é de extrema importância. É mágico criar gradualmente a cada lance uma melhor coordenação de peças até se obter uma vantagem demolidora sabendo que em cada lance uma má decisão pode comprometer o trabalho anterior. Todas as peças no xadrez têm o seu papel bem marcado no jogo. Gosto de referir o jogador francês Philidor (1726-1795) que tem a famosa frase "Os peões são a alma do Xadrez.". A grande diferença está em observar e compreender os pequenos grandes detalhes.

Congratulamos o vencedor deste ano, José Rodrigues, pelas fantásticas rondas jogadas!

Entrega de brindes
Tabuleiro de Xadrez