Mesa Redonda | Sou Diplomado e Gestor da Minha Carreira

Nos dias 15 e 16 de março de 2023, Alumni com carreiras profissionais de sucesso regressaram a casa para o evento Mesa Redonda “Sou Diplomado e Gestor da Minha Carreira”.

O Auditório Nobre recebeu uma iniciativa do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) com o propósito de proporcionar aos alunos de 3º ano um contacto direto com profissionais na área das Ciências Empresariais que são diplomadas da ESCE/IPS.  Este evento foi organizado para auxiliar os estudantes a decidirem os seus estágios e como pretendem iniciar o seu percurso profissional.

Ambas as sessões contaram com a presença do Diretor Pedro Pardal da Escola Superior de Ciências Empresariais que realçou a importância da Unidade Curricular Estágio Curricular, para os estudantes usufruírem de um primeiro contacto com a realidade atual do mercado de trabalho, e a pertinência que o empreendedorismo tem na construção de uma carreira profissional.

A 15 de março, os Diplomados fizeram-se representar através de Paulo Araújo que tem uma carreira de sucesso na Vodafone e possui uma microempresa, Alice Sotero (Axians Portugal) e Andreia Cardoso (Rangel Logistics Solution). Alice Sotero voltou a marcar presença a 16 de março, mas desta vez acompanhada por Augusto Uchoa (professor na Casa do Saber e responsável pelo projeto “Oratória Criativa”), Catarina Barbosa (Softinsa) e Filipa Gonçalves e Sandrina Lopes (Adopt4Paws).

Paulo Araújo é diplomado em GRH e realçou a necessidade de especializações por permitir que cada profissional se destaque entre várias centenas e confessou que “as empresas procuram Talento, pessoas que desenvolvam bem o seu trabalho, cheias de ideias e que acrescentem valor à empresa porque esse é que é o verdadeiro sucesso”. A Diplomada em GSI, Alice Sotero, partilhou o seu percurso profissional até à data e aconselhou os nossos estudantes a terem coragem, nunca desistirem do que gostam de fazer profissionalmente e a tentarem introduzir esses gostos no estágio e na vida profissional. Por sua vez, Andreia Cardoso está a terminar a licenciatura em GDL admitiu a importância de na sua área se conhecer diversas línguas, nomeadamente alemão.

O 2º dia foi focado em destacar a relevância das soft skills no período de estágio, uma vez que, segundo Augusto Uchoa, a maneira como nos apresentamos é essencial pois “é preciso vender a nossa imagem às empresas”. Isto relaciona-se diretamente com a competência essencial: Comunicação.

Além das intervenções dos oradores, os estudantes tiveram voz na Mesa Redonda beneficiando deste tempo para colocar questões sobre a prática profissional e sobre as escolhas de percurso académico e de estágio curricular. Começando como evento, mas terminando como uma conversa entre colegas, os oradores sugeriram durante o tempo de estágio: Autonomia, Exigência, Foco, Objetivos e Questionar.

Boa Sorte a todos os nossos estudantes que vão ingressar na UC de Estágio Curricular e representar a nossa Escola junto das Organizações!