Projetos DEMOLA e DiGiTOOL

Sustentabilidade e Economia Circular

No dia 21 de março arrancaram os projetos de Inovação Pedagógica DEMOLA, uma iniciativa de origem finlandesa que junta estudantes, docentes e organizações em resposta a desafios reais ou problemas da comunidade que exigem inovac¸a~o e onde e´ necessa´ria uma ampla variedade de compete^ncias. Enquadrada na Iniciativa Co-Creation Portugal, estabelecida em conjunto pelos politécnicos portugueses, o governo português e a Demola Global, a presente edição conta com mais de 200 projetos de co-criação inseridos em quatro amplas áreas temáticas: healing the planet; future of work; human beings in the modern world; byte-powered future: value creators of tomorrow. O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) associa-se a esta Iniciativa e as equipas multidisciplinares (que, no caso do IPS, irão integrar a Turma 3 do Projeto) desenvolverão a sua atividade durante oito semanas, com início em março (21/3 a 3/6) e uma semana de pausa na Páscoa.

Dos sete projetos DEMOLA promovidos pelo IPS, dois estão diretamente relacionados com a temática da Sustentabilidade e Economia Circular - Business models to reuse bulky "waste"; Value-adding factors of electric vehicles. Estão, assim, reunidas as condições para que os principais resultados que venham a ser alcançados por cada equipa que contará ainda com um parceiro empresarial e um facilitador (um professor do IPS) possam ser partilhados no Projeto DiGiTOOL - Inclusive Digital Education – a Tool to Understand Circular Economy, da qual o IPS é parceiro. O projeto DiGiTOOL tem como objetivo ajudar as Instituições de Ensino Superior a implementar soluções de educação digital nos currículos dos seus ciclos de estudo, em particular nas áreas das ciências empresariais, em temas da Economia Circular e dos Modelos de Negócios Circulares, sendo que para tal irá desenvolver um curso online inovador e assíncrono.

Para mais informações consultar https://digitooltoce.ba.lv/ e https://portal.portugal.demola.net