Visita de Estudantes de CTeSP à Administração do Porto de Sines e do Algarve

Os estudantes do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Logística, de Sines, organizaram uma visita de estudo à Administração do Porto de Sines e do Algarve (APS) no dia 28 de junho.

Acompanhados pelos professores Cláudio Pinto, Pedro Pombo, Gonçalo Ventura, Rita Gamito e Célia Martins, os 11 estudantes tiveram a oportunidade de visitar o Terminal de Granéis Líquidos, o Terminal XXI (conhecido também como Terminal de Contentores) e o Terminal Multi-propósitos de Sines. Para além disso, os estudantes ainda visitaram o Centro de Controlo de Tráfego, bem como observaram na prática os operadores que autorizam todas as manobras marítimas através da plataforma de gestão da APS, a Janela Única Logística que está presente em todos os portos nacionais.

O professor Gonçalo Ventura destacou a importância destas iniciativas por permitirem aos estudantes observarem “todas as operações logísticas relacionadas com a movimentação marítima, ferroviária e rodoviária, bem como o backstage que permite que estas atividades sejam autorizadas e desempenhadas com sucesso e eficácia, tornando assim o porto de Sines num pilar estratégico do país. Para além disso, foi também possível verificar a importâncias das plataformas logísticas e a mais-valia que são para uma boa gestão portuária, centrada no tempo de resposta e na eficácia das operações”.

Esta atividade realizou-se no âmbito da Unidade Curricular de Qualidade e de Plataformas Logísticas e Intermodalidade do CTeSP em Logística, lecionado na Escola Tecnológica do Litoral Alentejo (ETLA), com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do conhecimento do mundo logístico e portuário juntos dos estudantes. Esta tem uma parceria com a ESCE/IPS, permitindo aos seus estudantes acesso às licenciaturas com equivalências entre Unidades Curriculares.

Fotografia da visita de estudo
Imagem retirada de Transportes & Negócios
Fotografia da visita de estudo Imagem retirada de Dinheiro Vivo/Lusa