Visita de Estudantes de Mestrados às instalações da Volkswagen Autoeuropa

Os estudantes dos Mestrados de Ciências Empresariais e de Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento visitaram a Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, a 02 de junho.

Acompanhados pelos professores da ESCE/IPS Tiago Pinho e João Nabais, os 17 estudantes de Mestrado tiveram a oportunidade de visitar as instalações da Volkswagen Autoeuropa com o objetivo de conhecer e entender as operações logísticas inerentes à atividade do setor de produção automóvel. Esta visita foi proporcionada no âmbito da Unidade Curricular Sincronização da Cadeia de Abastecimento do Mestrado em Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento.

Iniciando-se às 14h00 na zona de prensas – onde foi possível observar o processo inicial de produção –, seguiu-se pela zona robotizada da soldadura da estrutura do carro, tendo terminado na montagem final, observando-se a montagem dos diversos componentes dos veículos. O Diretor de Logística, Rui Batista, terminou a visita com a apresentação institucional onde abordou os desafios logísticos com que se depara o setor automóvel a nível mundial, tal como o dilema da conversão de um universo de carros a combustão para um universo de carros elétricos.

O promotor do evento, Tiago Pinho, refere esta experiência permite aos estudantes um contacto real com as operações de produção e logística de um dos maiores exportadores nacionais e que “o facto de a visita ter terminado com a intervenção do Engenheiro Rui Batista permitiu uma interação bastante grande, com um debate aberto sobre os grandes desafios logísticos que a indústria automóvel tem enfrentado, e irá continuar a passar nos tempos mais próximos”.

A estudante Marisa Freitas, agradecendo a oportunidade de participar nesta experiência aos professores responsáveis, realçou que a mesma lhe “permitiu estar próxima de tecnologia de ponta e ver in loco como é possível máquinas complexas ganharem vida. Fiquei muito impressionada com a precisão e a eficiência com que cada peça era moldada e como todo o processo era efetuado até o carro ficar completo e pronto a ser comercializado. A generosidade na partilha de conhecimento e de experiências, por parte dos colaboradores que nos acompanharam foi muito inspirador, mostrando muita dedicação”.

Reforça-se que, enquanto Escola pertencente ao Instituto Politécnico de Setúbal, a ESCE/IPS preza tanto a componente prática quanto a teórica, tal como a aproximação à realidade do trabalho. Deste modo, incentiva iniciativas como esta pois permitem os estudantes ter contacto com o mercado de trabalho e com empresas nas áreas de interesse.

Fotografia do evento