Apresentação

O curso é realizado nas instalações da ESCE/IPS, com a duração total de 6 horas, e encontra-se organizado numa base de módulos. O Responsável de Curso é o Prof. Doutor Nuno Teixeira e poderá entrar em contacto com o mesmo através do email nuno.teixeiranull@esce.ips.pt

Esta formação tem inscrições limitadas a um máximo de 30 formandos por turma. O número mínimo para garantir o funcionamento de cada turma do Curso é de 15 formandos, podendo a Presidente do IPS autorizar a título excecional, sob proposta do Diretor da ESCE/IPS, o funcionamento com um número inferior das inscrições.

Metodologia

A metodologia utilizada no processo de ensino-aprendizagem consiste na utilização de softwares específicos da área contabilístico-financeira de apoio ao tratamento contabilístico, aplicados no contexto dos conteúdos programáticos das várias unidades curriculares de contabilidade, finanças e fiscalidade. Serão utilizados maioritariamente os métodos ativo e interrogativo para envolver o estudante no processo de ensino-aprendizagem, permitindo desenvolver a sua capacidade crítica e promover a aplicação das competências e dos saberes adquiridos nas aulas teóricas e práticas das unidades curriculares específicas das Licenciaturas de Contabilidade e Finanças através da resolução de casos práticos individualmente e/ou em grupo, para permitir a partilha de ideias e aumentar o envolvimento do estudante, tornando-o mais recetivo à aprendizagem, apoiado sempre que necessário pelo docente, que assume um papel de professor/tutor.

Candidaturas

Pode consultar as condições de acesso e ao procedimento de Candidaturas aqui.

• Prof.ª Conceição Aleixo;
  • Prof.ª Cristina Palma;
  • Prof. Filipe Bacalhau;
  • Prof. Paulo Costa;
  • Prof.ª Rosa Galvão;
  • Prof. Telmo Wergikosky;
  • Prof. Vanda Martins.

Sabi

Sistema de Análise Financeira de Empresas Ibéricas:

• Tutorial de procura de informação em SABI.

Conteúdos Programáticos

1. Contabilidade Financeira