23ª Edição | Simulação Empresarial, um Projeto Internacional de Sucesso - Várias Perspetivas

Ocorreu na passada segunda-feira, dia 20 de fevereiro de 2023, a 23ª Edição do evento “Simulação Empresarial, um Projeto Internacional de Sucesso – Várias Perspetivas” que contou com a presença de mais de 80 alunos das Licenciaturas em Contabilidade e Finanças.

No dia 20 de fevereiro, o Auditório Nobre recebeu o evento anual de Simulação Empresarial que tem como objetivo principal reunir os estudantes da licenciatura em Contabilidade e Finanças, dos regimes diurno e noturno, para entenderem o funcionamento desta Unidade Curricular. O evento é organizado pelos docentes do Departamento de Contabilidade e Finanças e conta com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), que se fez representar com a presença do Vice-Presidente Jorge Barbosa.

A sessão de abertura de “Simulação Empresarial, um Projeto Internacional de Sucesso – Várias Perspetivas” contou com a participação institucional do Departamento de Contabilidade e Finanças e a presença do Subdiretor da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS) João Nabais que reforçaram a importância de se contruírem e manterem parcerias que são benéficas tanto para os estudantes como para as Organizações.

Por sua vez, o Vice-Presidente da OCC reforçou que a Unidade Curricular “Simulação Empresarial” é um requisito para entrar na Ordem e confessou que é tão ou mais útil do que um Estágio Curricular uma vez que os estudantes colocam em prática o que aprendem na teoria ao longo dos três anos, nem sempre acontecendo de modo tão efetivo durante um Estágio.

Este evento articula a aplicação da metodologia de ensino baseada na resolução de problemas, com o modelo de avaliação contínua tendo por base diferentes empresas virtuais relacionadas no mercado virtual que desenvolvem tarefas da gestão corrente, tais como, negociar, comprar, vender, cumprir obrigações legais e fiscais.

A profissão de Contabilista Certificado tem sido cada vez mais reconhecida a nível do poder político nacional e há um aumento no incentivo a seguir esta profissão.

As três palavras de ordem que se fizeram entoar pelo Auditório Nobre foram: Autonomia, Empenho e Resiliência.

A ESCE/IPS deseja a todos os estudantes de “Simulação Empresarial” Boa Sorte.

Para saber mais sobre o evento poderá consultar a seguinte notícia: Simulação Empresarial