BIP | FinBank Challenge reuniu na ESCE/IPS três Universidades Europeias

Durante a última semana de setembro, de 25 a 29, a ESCE/IPS recebeu três universidades europeias no âmbito do FinBank Challenge, Erasmus + Blended Intensive Program (BIP).

Após uma semana online de trabalho e de partilha de saber, os estudantes e professores participantes nesta atividade tiveram a oportunidade de se conhecerem presencialmente, partilhando também as suas culturas. Em questão, estiveram presentes representantes de Avans University of Applied Science (Países Baixos), Metropolitan (Filândia), HOWEST Hogeschool West-Vlaanderen (Bélgica).

Além dos participantes, estiveram presentes vários convidados reconhecidos nas suas áreas como, o Dr. Rui Pinto (Administrador do Banco de Portugal), o Eng. Marques Henriques (Administrador da Santander Universidades), a Dr. Sofia Santos (MsC) e a Prof. Márcia Santos (PowerBI).

Este BIP foi essencial para desafiar tanto os estudantes, como os professores, a pensar no futuro e em possibilidades que iremos enfrentar desenvolvendo conversas ricas sobre a banca, os sucessos e falhas e desafios e possibilidades futuras relacionadas com a sustentabilidade, abordando até o ligeiro equilíbrio que existe entre os bancos e os seus clientes.

Após a apresentação final dos trabalhos desenvolvidos ao longo desses dias, que foi acompanhada pelo  Dr. Sérgio Pereira (Santander Totta), a professora Boguslawa Sardinha destacou que “nós não podemos pensar apenas nos lucros, temos de ter em conta outros aspetos das nossas vidas. Se tivermos dinheiro, mas não um planeta onde viver, isso não interessa”, terminando a sua reflexão ao reforçar que a Economia Social é a base do Capital.

A mesma partilhou que “o BIP Finbank Challange é um projeto para os estudantes. O objetivo é promover a mobilidade internacional de curta duração que, para muitos estudantes, é bastante vantajosa dado que as mobilidades longas são mais dispendiosas. A utilização de uma metodologia pedagógica de Design Thinking permite aos estudantes seguir outro tipo de desenvolvimento de problema estimulando a inovação e o pensamento criativo. Finalmente o desafio lançado pelo Santander deu a oportunidade aos estudantes trabalhar sobre um problema real.”

Pode consultar fotografias do evento aqui.