Comemorações do 25 de Abril

Exposições | Comemorações do 25 de Abril

Este dia celebra a revolta dos militares portugueses em busca da liberdade e democracia e marca o golpe de Estado Militar que terminou com a Ditadura Salazarista.

Ao longo desta semana, de 24 a 29 de abril, poderão ser observadas nas diferentes Escolas do nosso Instituto Politécnico de Setúbal diversas expressões artísticas para assinalar o Aniversário do 25 de abril de 1974.

Na Biblioteca ESCE/IPS poderá ser observada a Exposição “Cantautores de abril” de António Mapão. Inaugurada a 20 de março, reúne não só grandes figuras portuguesas, mas também uma mostra de obras sobre as Palafitas. Entre as figuras representadas encontram-se Zeca Afonso, Carlos Parede, o Grupo dos Sete, José Saramago, Tino Flores, entre outros nomes importantes para a nossa cultura. Poderá saber mais aqui.

No átrio da ESE/IPS encontrará as exposições “O 25 de abril ao ar livre”, cedida pela Casa da Achada – Centro Mário Dionísio, e “Análise do livro de leitura da Segunda Classe”, realizada pelos próprios estudantes.

25 de Abril não é só uma data, é uma história.

25 de Abril de 1974, Lisboa, Portugal
Concentração no Largo de Camões.
Fotógrafo: Estúdio Horácio Novais.
Data da fotografia original: 25 de Abril de 1974.
Autor: Biblioteca de Arte / Art Library Fundação Calouste Gulbenkian.
Direitos de autor: FCG Biblioteca de Arte.