Visita de Estudantes de CTeSP à E-Commerce Dark Store da Sonae MC, em Telheiras

Os estudantes do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Gestão Retalhista deslocaram-se a Telheiras, Lisboa, no dia 16 de junho para visitar a E-Commerce Dark Store da Sonae MC.

No âmbito da Unidade Curricular de Gestão Omnicanal do CTeSP de Gestão Retalhista, os 23 alunos, acompanhados pelo professor José Morgado, foram recebidos por dois gestores operacionais da Sonae MC que deram todas as indicações fundamentais de Segurança no Trabalho e fizeram uma visita guiada por diversas áreas com Filipe Crespo, Senior Project Manager na Sonae MC e estudante da ESCE/IPS.

Esta visita de estudo proporcionou um conhecimento dinâmico sobre a Gestão do Canal Online e, consequentemente, processos essências na Gestão da Cadeia de Abastecimento como Fullfilment, Receção de Encomendas, Picking, Gestão da Cadeia de Frio, Segurança Alimentar, Inventários, Quebras, Ruturas, Novos Processos, Gestão da Informação e os KPIs mais importantes na gestão desta unidade de negócio.

Filipe Crespo explicou que esta atividade à primeira Dark store de Portugal de E-commerce foi organizada pelo professor acompanhante e os estudantes, confessando que foi “um momento de enriquecimento e partilha” sobre as diversas temáticas associadas ao tema. “Pudemos verificar todo o Fullfilment de preparação de encomendas e as preocupações existentes para um serviço de excelência ao cliente, existindo ainda um compromisso para um ambiente de trabalho seguro. Conseguimos enquadrar a matéria aprendida na sala de aula com o que é efetuado na prática pelo retalho, cimentando assim o conhecimento da matéria.

O promotor do evento, José Morgado, referiu que "a visita foi muito enriquecedora na medida em que foi possível correlacionar os conceitos teóricos dados em aula com a componente prática num contexto laboral, reforçando assim a aprendizagem. Um dia memorável".

Uma Dark Store trata-se de uma loja cujo propósito é ser um centro de consolidação logística que permita dar uma resposta efetiva à mudança nos hábitos de consumo, sendo uma solução para a última etapa da distribuição ao otimizar a logística das entregas, baixando os custos de distribuição e garantindo janelas horárias de entrega mais precisas.

A componente prática, em termos de importância na aprendizagem, equipara-se à teoria por ser o modo mais próximo da realidade laboral. Experiências como esta enriquecem os nossos estudantes em termos de conhecimentos, como são boas atividades de networking.

Fotografia do evento