Finalíssima do Jogo de Gestão Interescolas

Vencedores da 2ª Edição do Jogo de Gestão Interescolas

Equipa Roazes da Escola Secundária du Bocage ganha 1º lugar

Aprender a trabalhar em equipa e sob pressão e tomar as melhores decisões, são as principais aprendizagens destacadas pelos alunos que participaram na Final da 2ª Edição do Jogo de Gestão Interescolas, que decorreu a 21 de abril na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE/IPS).

Após a receção de boas-vindas, feita pelo Subdiretor da ESCE/IPS, Professor Doutor João Cordeiro, as 12 equipas apuradas entraram em prova e mostraram as suas verdadeiras competências de gestão, numa disputa saudável, mas competitiva.

A equipa Roazes, da Escola secundária du Bocage ficou em 1º lugar, com um resultado líquido de 128.897 euros. Cada um dos alunos recebeucomo prémios um telemóvel Huawei Y625, um prémio académico euivalente ao valor da propina do 1º ano no caso de ingresso em qualquer curso de licenciatura do IPS e bilhetes para a peça de Teatro "Fuga" do Teatro de Animação de Setúbal.

O 2º lugar foi para a equipa ESJP Team, da Escola Secundária Jorge Peixinho do Montijo, com um resultado líquido de 127.365 euros e na mesma cidade também ficou o 3º lugar da competição para a equipa Deautys, da Escola Profissional, com um resultado líquido de 113.261 euros.

Os prémios foram entregues pela Diretora da ESCE/IPS, Professora Doutora Boguslawa Sardinha, e pelo Presidente do IPS, Professor Doutor Pedro Dominguinhos, que agradeceram a participação de todos, escolas, docentes e alunos. O Presidente do IPS enfatizou que "vencer é importante, mas o desafio foi desenvolver competências, como o trabalho de equipa e a tomada de decisões". Esta iniciativa insere-se numa estratégia global do IPS de aproximação às escolas secundárias e profissionais do distrito de Setúbal e o balanço é muito positivo, aumentando o número de estudantes participantes, o que demonstra, segundo o Presidente do IPS, "que estamos no caminho correto e é certamente para continuar uma nova edição no próximo ano".

Bernardo Ermitão, porta-voz da equipa vencedora referiu a "pressão do tempo" como o maior desafio desta final, salientando como maior aprendizagem o facto de terem ficado com "uma noção mais real do que é a economia aplicada aos nossos dias" e reforçou que "valeu mesmo a pena participar". O mesmo sentimento foi partilhado pelo Diogo Martins, da Escola Secundária de Palmela, que mesmo não ganhando referiu que "deu para testar conhecimentos na área de economia e não só".

Os docentes que acompanharam as equipas são unânimes na importância destas iniciativas para o desenvolvimento de competências dos alunos e a possibilidade de lhes mostrar outras alternativas no prosseguimento de estudos. O Professor Flamino Viola, da Escola Secundária Jorge Peixinho, vê nesta participação a "possibilidade dos alunos pensarem na gestão e economia como uma perspetiva de futuro".

Consulte as classificações globais (das sub-regiões e da finalíssima) e o registo fotográfico do evento em www.interescolas.esce.ips.pt.