Pós-Graduação em Gestão e Visualização de Dados na Nuvem | Candidaturas até 17 de janeiro

A ESCE/IPS, em parceria com a consultora global de negócio e tecnologia, NTT Data Portugal, criou uma pós-graduação em Gestão e Visualização de Dados na Nuvem. As candidaturas estão abertas até dia 17 de janeiro.

Dirigida a licenciados, não exclusivamente das áreas de informática, a primeira edição, irá disponibilizar 30 vagas. Para além da forte componente de reskilling, promovendo a conversão de carreiras, pretende também promover a igualdade de género nas TIC. De acordo com dados de 2021 do Eurostat, quatro em cada cinco profissionais do setor em Portugal, são homens, o que é revelador da necessidade de equilibrar estes indicadores, sendo disponibilizadas 10 bolsas que poderão ser atribuídas a mulheres que queiram aprofundar conhecimentos na cloud .

A formação, que será ministrada na Escola Superior de Ciências Empresariais, em regime blended learning, conjugando sessões presenciais com online síncronas, é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência e a NTT DATA será responsável pela condução da componente prática da formação.

Este curso é uma forma de dar resposta ao desafio da criação e armazenamento de dados, omnipresente nos processos organizacionais, sendo decisivo no processo de tomada de decisão das empresas. A formação encontra-se alinhada com as necessidades do mercado, nomeadamente pela constatação que as tecnologias cloud representam o futuro da computação e da atividade das organizações, apesar da escassez de talento disponível. Por isto surgiu a necessidade de formar e sensibilizar mais profissionais para a área.

Com esta nova oferta formativa, pretendemos estender as competências de gestão, pesquisa e visualização de dados ao maior número possível de profissionais, fornecendo uma compreensão clara e abrangente do potencial das ferramentas para explorar dados e produzir visualizações relevantes, através da aquisição de conhecimentos teóricos e do desenvolvimento de competências práticas, com base na metodologia de Project-Based Learning.

Reforçar as competências e o número de profissionais especializados e sensibilizar para as potencialidades da cloud é um dos principais objetivos desta nova oferta formativa, na área de Gestão e Visualização de Dados na Nuvem, que ao longo de 6 meses irá dotar os participantes de conhecimentos para uma utilização eficaz e segura da tecnologia Cloud Computing, enquanto ferramenta de processamento e armazenamento de dados.

Fortemente centrada no estudante, de forma a fomentar a sua autonomia, espírito crítico e tomada de decisão, a nova PG em Gestão e Visualização de Dados na Nuvem inscreve-se numa lógica de acompanhamento da rápida evolução das profissões face aos problemas de tratamento da informação, amplificados pelo desenvolvimento do Big Data e do Open Data, permitindo o domínio das ferramentas da organização, pesquisa e visualização de dados, hoje considerado um trunfo importante em termos de empregabilidade.

As candidaturas decorrem de 3 a 17 de janeiro de 2024 e a informação detalhada da estrutura curricular e condições de acesso pode ser consultada na página do curso.