III Seminário VSS 2021 | extensão de prazo 27 fevereiro

Seminário Internacional Vulnerabilidades Sociais e Saúde

Com o objetivo de discutir temas relacionados com as vulnerabilidades sociais e de saúde, a Escola Superior de Saúde (ESS) e a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), em parceria com o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS, Universidade de Évora), estão a organizar o 3º Seminário Internacional Vulnerabilidades Sociais e Saúde, subordinado ao tema “Epidemias: uma análise interdisciplinar”, que terá lugar nos dias 11, 12 e 13 de março de 2021, transmitido por videoconferência.

Nesta 3ª edição, foram constituídos painéis temáticos com oradores nacionais e estrangeiros de modo a dar ao seminário uma perspetiva internacional, com o objetivo de expandir a participação a novos autores nacionais e internacionais com comunicações livres nas áreas temáticas do seminário.

Será um espaço de debate interdisciplinar entre a História, outras Ciências Sociais e a Saúde, sobre as problemáticas em questão, os seus atores e a intervenção social e política em torno destas. Procura-se que os investigadores e outros profissionais de várias áreas do saber, nacionais e internacionais, partilhem a sua investigação e/ou práticas de intervenção.

O seminário divide-se nas seguintes áreas temáticas, podendo ser aceites trabalhos noutras áreas desde que estejam enquadrados com a temática do seminário:

• Impactos Socioeconómicos – discutir as repercussões económicas e sociais das epidemias, nomeadamente, nas populações mais vulneráveis.
  • Perspetivas da História – refletir sobre as respostas políticas, económicas e sociais que ao longo do tempo têm sido dadas às epidemias.
  • Desafios para a Saúde – debater os efeitos das epidemias na saúde humana e os desafios que, a esse nível, se têm colocado aos sistemas de saúde.
  • Respostas de Apoio Social - analisar políticas e práticas de apoio social face ao atual contexto pandémico da covid19.

Submissão de resumos: até 27 de fevereiro de 2021.

Mais informação em: http://seminariovss.ips.pt