Ciência de Dados para Empresas

Apresentação

Segundo o World Economic Forum (2019), “It has become commonplace to refer to data as the ‘new oil’ of the global economy. Data scientists are the talent that provide the ability to extract, refine and deploy this new source of value in the global economy”. Neste sentido, o mercado de trabalho irá necessitar de profissionais na área da Ciência de Dados, considerando a emergência da Quarta Revolução Industrial, o que implica o reforço de competências em Ciência de Dados e em Sistemas de informação e Tecnologias de Informação. De acordo com o Gartner Top Data and Analytics Trends for 2021, “These data and analytics trends can help organizations and society deal with disruptive change, radical uncertainty and the opportunities they bring over the next three years (...) Data and analytics leaders must proactively examine how to leverage these trends into mission-critical investments that accelerate their capabilities to anticipate, shift and respond”.

Em consonância, o ciclo de estudos em Ciência de Dados para Empresas visa formar profissionais no domínio da Ciência de Dados, dotando-os de competências que lhes permitam enriquecer o processo de tomada de decisão nas diversas áreas de negócio, com o consequente retorno de benefícios para o negócio. Por outro lado, este Mestrado está fortemente orientado para permitir a aprendizagem ao longo da vida, pelo que o perfil de competências está centrado no desempenho da profissão, o que é cariz distintivo do Ensino Politécnico e do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

O curso de Mestrado em Ciência de Dados para Empresas visa formar profissionais no domínio da Ciência de Dados, dotando-os de competências que lhes permitam enriquecer o processo de tomada de decisão nas diversas áreas de negócio, com o consequente retorno de benefícios para o negócio. Por outro lado, este Mestrado está fortemente orientado para permitir a aprendizagem ao longo da vida, pelo que o perfil de competências está centrado no desempenho da profissão, o que é cariz distintivo do Ensino Politécnico e do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

Enquadrado na estratégia de afirmação de uma oferta formativa diferenciadora pretendida pela Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) pelo próprio IPS, este é um curso atual e pertinente, que se encontra alinhado com a curriculum da European Data Science Academy bem como com as necessidades da comunidade empresarial.

O ciclo de estudos oferece uma formação de cariz aplicado com 90 ECTS, em regime b-learning, conjugando no seu plano de estudos as áreas científicas de Gestão de Sistemas de Informação, Tecnologias de Informação e Métodos Quantitativos. O curso integra a participação de entidades parceiras que partilham conhecimento, inovação, visão empresarial efetiva, e facilitam a aproximação ao mercado de trabalho.

 

Objetivos

Pretende-se com este mestrado formar e dotar os estudantes de conhecimentos e competências, no domínio da ciência de dados, que lhes permitam retirar valor dos dados de negócio e suportar as decisões das empresas com base na análise e aplicação de modelos, preditivos e prescritivos, sobre esses mesmos dados. Os estudantes deverão ser capazes de obter informação que potencie um melhor conhecimento do estado da organização e que suporte o processo de tomada de decisão nas diversas áreas de negócio, bem como simular e otimizar o retorno potencial de diferentes decisões alternativas nos resultados da empresa. Este ciclo de estudos procura capacitar os estudantes para a identificação, formulação e resolução de problemas, no contexto das ciências empresariais, de forma autónoma, criativa e fundamentada, utilizando os conhecimentos, aptidões e competências adquiridos.

Os Mestres em Ciência de Dados para Empresas deverão demonstrar conhecimentos de nível teórico, metodológico e prático nas áreas fundamentais do ciclo de estudos, bem como expressar as seguintes aptidões e competências:

  • Desenvolver a capacidade de abstração na identificação e análise de problemas;
  • Selecionar e adequar os diversos tipos de modelos à resolução de problemas concretos na área das ciências empresariais;
  • Identificar os dados relevantes e a sua origem dentro das organizações de acordo com o problema no domínio do negócio, e prepará-los de acordo com os modelos adotados;
  • Implementar e avaliar os modelos (descritivos, preditivos, prescritivos) utilizados na resolução dos problemas;
  • Compreender as implicações éticas e de privacidade na recolha, gestão de dados e resultados alcançados pelos modelos de previsão/prescrição;
  • Ser capaz de resumir e comunicar os resultados analíticos relevantes para a tomada de decisão e suporte à gestão;
  • Ser capaz de divulgar e apresentar as conclusões do trabalho (aplicado ou de investigação);
  • Ser proficiente na pesquisa e seleção de literatura de suporte ao trabalho científico.

Plano de estudos

Plano de Estudos
Despacho de publicação em Diário da República

Acreditação

Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6 anos (de 07 de julho de 2022 até 06 de julho de 2028)
Consulte aqui: 
Relatório de Autoavaliação (brevemente disponível)
Acreditação A3ES 

Saídas profissionais

Os Mestres em Ciência de Dados para Empresas poderão trabalhar em variados setores da indústria ou de serviços. Nesta área de formação os diplomados poderão desempenhar funções em qualquer atividade em que sejam necessárias competências na obtenção de informação que permita um melhor conhecimento do estado real da organização, de modo a suportar o processo de tomada de decisão nas diversas áreas de negócio, bem como simular e otimizar o retorno potencial de diferentes decisões alternativas nos resultados da empresa.

 

Razões para a escolha do curso

  • Enquadrado na estratégia de afirmação de uma oferta formativa diferenciadora pretendida pela Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) pelo próprio IPS, este é um curso atual e pertinente, que se encontra alinhado com a curriculum da European Data Science Academy bem como com as necessidades da comunidade empresarial.
  • Este ciclo de estudos assenta na utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, centradas no estudante, possibilitando um ensino de carácter eminentemente prático e aplicado, não descurando a apresentação/exposição dos conceitos teóricos envolvidos nos temas abordados nas diversas unidades curriculares(UC).
  • As UC funcionam em ensino teórico–prático, permitindo aos estudantes desenvolver os seus conhecimentos através da realização de exercícios, análise e discussão de casos de estudo e participação em projetos aplicados com aproximação à realidade.
  • Curso numa área com forte dinâmica de crescimento;
  • Forte enfoque profissionalizante e de ligação ao tecido empresarial, proporcionando o contato com gestores seniores de reconhecida experiência no mercado;
  • Reforço das competências técnicas e comportamentais;
  • Experiência, competência e diversidade profissional relevante do corpo docente;
  • Cultura de proximidade professor/estudante na ESCE/IPS.

Duração e total de créditos ECTS

90 ECTS.

Coordenação do curso

Diretor de curso: Prof.ª Doutora Ana de Jesus Pereira Barreira Mendes.

Propina anual

1ª ano: 990 euros (consulte regulamentação de propinas)

2º ano: 495 euros (consulte regulamentação de propinas)

Número de vagas

30 vagas.

Condições de acesso e ingresso

Podem candidatar-se ao Mestrado em Ciência de Dados para Empresas todos aqueles que possuam as seguintes condições:

  • Titulares de grau de Licenciado (Bolonha ou pré-Bolonha) ou outra habilitação superior conferente a grau nas áreas de sistemas de informação, das ciências empresariais, das tecnologias de informação, da matemática e estatística, bem como outros licenciados em áreas afins;
  • Titulares de grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da ESCE/IPS nas áreas de sistemas de informação, das ciências empresariais, das tecnologias de informação, da matemática e estatística ou áreas afins.
  • Não licenciados que sejam detentores de um currículo escolar, científico ou profissional reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da ESCE/IPS, como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos, ao abrigo da alínea d) do ponto 1 do Artigo 17º do Decreto-Lei nº 65/2018 de 16 agosto.

Consulte aqui as condições de acesso ao mestrado via Mudança de Par Instituição/Curso e Reingresso

Pré-requistos

Não aplicável.

Candidaturas

Informação sobre candidaturas.

Outra informação

Limite de Creditações

Os limites quantitativos do processo de creditações estão definidos no art.º 128º do Regulamento  nº 473/2017 - Regulamento de Atividades Académicas e Linhas Orientadoras de Avaliação de Desempenho Escolar dos Estudantes do IPS (clique aqui).

Anuário

(brevemente disponível)

Empregabilidade

(brevemente disponível)

Relatórios de monitorização

(brevemente disponível)

Documentos

Dissertações/Projetos/Estágios (deverá registar-se no Portal do IPS).

Informações Pedagógicas

Contacto de e-mail: dir.mcdenull@esce.ips.pt