Segurança e Higiene no Trabalho

 

Apresentação

O curso de Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho é uma realização conjunta da ESCE/IPS e da ESTSetúbal/IPS, e está organizado de forma a proporcionar aos detentores de cursos superiores a obtenção e aprofundamento de competências sustentadas que permitam a melhoria do desempenho profissional nos setores Industriais e de Serviços, nas áreas da Saúde e Segurança no Trabalho, sem negligenciar a Investigação & Desenvolvimento. Este curso pretende formar profissionais altamente qualificados para exercer funções técnicas e de gestão a nível da segurança no trabalho, mas que possuam também competências alargadas em outras funções transversais como a Qualidade, a Análise de Riscos, a realização de Auditorias, a Gestão de Comportamentos Seguros, a Gestão da Emergência, a Cultura de Segurança e a Integração da Segurança na Gestão da Organização.

O curso de Mestrado está organizado numa base semestral, correspondendo a um total de 120 créditos (ECTS). O plano de estudos compreende duas partes. A primeira parte, a desenvolver no 1º ano, é constituída por dois semestres com 5 unidades curriculares cada, culminando com um "Projeto Final Individual em Contexto Real de Trabalho" no final do 2º semestre. A segunda parte, a realizar no 2º ano, corresponde ao desenvolvimento de um trabalho de investigação aplicada ou estágio complementado com unidades curriculares de apoio à investigação e desenvolvimento “Seminários em SHT”.

Objetivos

O curso de Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho está orientado para a resolução objetiva de desafios que se colocam no domínio da Segurança e Higiene no Trabalho no que respeita à conceção/aquisição, utilização de equipamentos, instalações e/ou infraestruturas, numa perspetiva de funções transversais e de promoção do desenvolvimento da Cultura de Segurança. Os objetivos gerais do curso visam possibilitar a qualificação profissional e académica, permitindo aos seus detentores desempenhar funções de Técnico Superior de SST nos diversos setores de atividade económica (agrícola, industrial, serviços, turismo, entre outros), bem como assegurar a sua implementação e desenvolvimento nos locais de trabalho, no que se refere a serviços de prevenção e de proteção contra riscos profissionais, num quadro de promoção da melhoria das condições de trabalho e da competitividade económica, ajustado às mutações tecnológicas.