Gestão e Administração de Escolas (em parceria com a ESE/IPS)

 

Apresentação

O curso de Mestrado em Gestão e Administração de Escolas, resultante de uma parceria da ESCE/IPS com a ESE/IPS, está direcionado para o desenvolvimento de competências em gestão e administração no exercício de direção e assessoria de órgãos de estabelecimentos educativos ou respetivos agrupamentos do pré-escolar, básico e secundário, incluindo públicas ou privadas, no sentido da definição de uma direção estratégica. Em Portugal, nos últimos anos tem-se incentivado o agrupamento de escolas cuja gestão e administração exigem conhecimentos nas áreas pedagógica, cultural, administrativa, financeira e patrimonial, pelo que é necessário que os professores que pretendam exercer cargos de gestão, adquiram conhecimentos específicos nas diferentes áreas de modo a potenciar a prestação do serviço público de educação e otimizar a gestão dos recursos postos à sua disposição.

A duração do curso decorre durante dois anos letivos, sendo constituído por duas partes: a 1ª parte, correspondente ao primeiro ano letivo, integra 12 unidades curriculares com um total de 60 créditos, sendo desenvolvida em 2 Semestres; a 2ª parte, correspondente ao segundo ano letivo, diz respeito à elaboração da dissertação de natureza científica ou trabalho de projeto a que corresponde 60 créditos.

Objetivos

O Mestrado em Gestão e Administração de Escolas tem como objetivos:

  • Conhecer os quadros teóricos e metodológicos de um projeto de educação democrática e inclusiva;
  • Conhecer os quadros teóricos de referência das várias áreas científicas que sustentam a compreensão das instituições educativas e as suas missões num contexto específico de modo a posicionar-se criticamente para um enquadramento atual;
  • Ter domínio de técnicas dos diferentes quadros concetuais que permitam posicionar-se e perspetivar a sua ação enquanto gestores de uma instituição educativa;
  • Perceber os quadros teóricos que sustentam a investigação em educação;
  • Ser capaz de compreender e interpretar a Escola como um todo, no sentido de incorporar os contributos teóricos e práticos das ciências empresariais e das ciências da educação, entre outros, e integrá-los na ação;
  • Saber elaborar planos estratégicos a nível de direção e da sua operacionalização e acompanhamento, de modo a que estes contribuam para a melhoria da qualidade das instituições educativas;
  • Ser capaz de desenhar, analisar, selecionar ou aplicar técnicas e instrumentos de recolha e análise de informação para desenvolver processos de avaliação de projetos, serviços e ou estratégias de intervenção em contextos educativos de modo à tomada de decisões fundamentadas;
  • Concretizar o papel de liderança de uma organização ou grupo promovendo o desenvolvimento e o trabalho colaborativo.