Gestão e Administração de Escolas (em parceria com a ESE/IPS)

Apresentação

O curso de Mestrado em Gestão e Administração de Escolas, pareceria da ESCE/IPS com a ESE/IPS., está direcionado para o desenvolvimento de competências em gestão e administração no exercício de direção e assessoria de órgãos de estabelecimentos educativos ou respetivos agrupamentos do pré-escolar, básico e secundário, incluindo públicas ou privadas no sentido da definição de uma direção estratégica. Em Portugal nos últimos anos tem-se incentivado o agrupamento de escolas cuja gestão e administração exigem conhecimentos nas áreas pedagógica, cultural, administrativa, financeira e patrimonial, pelo que é necessário que os professores que pretendam exercer cargos de gestão, adquiram conhecimentos específicos nas diferentes áreas de modo a potenciar a prestação do serviço público de educação e otimizar a gestão dos recursos postos à sua disposição.

A duração do curso decorre durante dois anos letivos, o que corresponde a um total de 120 ECTS, sendo constituído por 2 partes. A primeira parte correspondente ao primeiro ano letivo, integra 12 unidades curriculares com um total de 60 créditos, sendo desenvolvida em 2 Semestres. O 2º ano letivo, corresponde à elaboração da dissertação de natureza científica ou trabalho de projeto a que corresponde 60 créditos. O curso é lecionado às 6ªs feiras (das 17h às 22h) e ao sábado (das 8h30m às 13h30m), nas instalações da ESCE/IPS

Objetivos

O Mestrado em Gestão e Administração de Escolas tem como objetivos:

  • Conhecer os quadros teóricos e metodológicos de um projeto de educação democrática e inclusiva;
  • Conhecer os quadros teóricos de referência das várias áreas científicas que sustentam a compreensão das instituições educativas e as suas missões num contexto específico de modo a posicionar-se criticamente para um enquadramento atual;
  • Ter domínio de técnicas dos diferentes quadros conceptuais que permitam posicionar-se e perspetivar a sua ação enquanto gestores de uma instituição educativa;
  • Perceber os quadros teóricos que sustentam a investigação em educação;
  • Ser capaz de compreender e interpretar a Escola como um todo, no sentido de incorporar os contributos teóricos e práticos das ciências empresariais e das ciências da educação e outros e integrá-los na ação;
  • Saber elaborar planos estratégicos a nível de direção e da sua operacionalização e acompanhamento, de modo a que estes contribuam para a melhoria da qualidade das instituições educativas;
  • Ser capaz de desenhar, analisar, selecionar ou aplicar técnicas e instrumentos de recolha e análise de informação para desenvolver processos de avaliação de projetos, serviços e ou estratégias de intervenção em contextos educativos de modo à tomada de decisões fundamentadas;
  • Concretizar o papel de liderança de uma organização ou grupo promovendo o desenvolvimento e o trabalho colaborativo.

Plano de estudos

Plano de Estudos
Despacho de publicação em Diário de República (brevemente disponível)

Acreditação

Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: (brevemente disponível)
Consulte aqui:
Relatório de Submissão 
Acreditação A3ES (brevemente disponível)

Durante o curso, os formandos terão oportunidade de adquirir competências específicas que lhes permitam o desenvolvimento de atividades de:

  • Administração e gestão no exercício de direção (administrativa, técnica e estratégica) de órgãos de estabelecimentos educativos ou respetivos agrupamentos do pré-escolar, básico e secundário;
  • Administração e gestão no exercício de assessoria de órgãos de estabelecimentos educativos ou respetivos agrupamentos do pré-escolar, básico e secundário;
  • Administração e gestão das escolas aos seus diversos níveis e nas suas vertentes financeira, contabilística, pedagógica e recursos humanos, tendo presente as características próprias dos diversos estabelecimentos de ensino

Razões para a escolha do curso

  • Ficar habilitado do ponto de vista legal para o exercício de cargos de Direção e Gestão nas Escolas;
  • Ser capaz de entender a Escola na sua complexidade e agir em conformidade;
  • Ser capaz de entender a Escola nas suas várias vertentes e dimensões e saber agir de um forma integrada e sustentável;
  • Ser capaz de construir um projeto para a Escola de uma forma baseada;
  • Ficar a conhecer algumas ferramentas de gestão (contabilidade, orçamento, gestão de recursos diversos) e utilizar esse conhecimento no quotidiano;
  • Conceber a Escola como um contexto educativo inovador e atento ao mundo atual;
  • Atualizar conhecimentos e atuações em diversas áreas;
  • Partilhar experiências implementadas nas várias escolas;
  • Plano de estudos em consonância com os objetivos do Mestrado
  • Acreditação como Curso de Formação Especializada na parte curricular.

Duração e total de créditos ECTS

120 ECTS.

Coordenação do curso

Diretores de curso: Prof. Doutor Agostinho Bucha (ESCE/IPS) e Prof. Doutor Jorge Pinto (ESE/IPS).

Propina anual

990 euros (consulte regulamentação de propinas)

Número de vagas

30 vagas.

Condições de acesso e ingresso

São admitidas candidaturas de:

Candidaturas

Informação sobre candidaturas.

Outra informação

Limite de Creditações

Os limites quantitativos do processo de creditações estão definidos no art.º 128º do Regulamento  nº 473/2017 - Regulamento de Atividades Académicas e Linhas Orientadoras de Avaliação de Desempenho Escolar dos Estudantes do IPS (clique aqui).

Empregabilidade

Apesar de não existirem ainda estudos sobe empregabilidade ao nível do Mestrado, através das fichas de candidatura da anterior Pós-Graduação, verifica-se que a grande maioria dos estudantes está empregada.

Informações Pedagógicas

Contacto de e-mail geral: 
Contacto e-mail da coordenação do curso: agostinho.bucha@esce.ips.pt | jorge.pinto@ese.ips.pt 

  • Licenciados e/ou pós-graduados nas várias áreas do Ensino, Educação, Gestão e outros relevantes;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelos Conselhos Técnico-Científico;
  • Portadores de um currículo académico, científico ou profissional, cuja capacidade seja reconhecida pelo Conselho Técnico-Científico.