Gestão em Hotelaria de Saúde e Bem-Estar

 

Apresentação

O Mestrado em Gestão em Hotelaria de Saúde e Bem-Estar (MGHSB) é uma realização conjunta entre a Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE/IPS), a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) e a Escola Superior de Saúde e do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS).

Atendendo aos desafios que se apresentam às Organizações e economias na atualidade, torna-se essencial a promoção de um ensino dirigido a segmentos particulares cujo desempenho profissional se rege por características específicas. O setor do turismo tem evoluído de forma positiva na globalidade nos últimos anos, em Portugal e no mundo, tendo surgido na última década novos mercados e tendências reveladoras de uma dinâmica extremamente atrativa.  A nível nacional, a aposta no turismo de saúde tem vindo a ser visível prevendo-se que o turismo médico possa vir a faturar nos próximos três, quatro anos, 400 milhões de euros anuais. Esta dinâmica tem contribuído para o aparecimento de novos projetos de negócios e oportunidades que geram riqueza e emprego. A gestão deste tipo de empreendimentos exige, cada vez mais, novas abordagens e conhecimentos técnicos e específicos para fazer face a novos desafios e ao aumento da competitividade dos mercados.

O Mestrado em Gestão em Hotelaria de Saúde e Bem-Estar foi reconhecido em 2022, por um período de 3 anos, pelo Turismo de Portugal. O Turismo de Portugal, integrado no Ministério da Economia e Transição Digital, é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística que detém uma relação privilegiada com um vasto conjunto de entidades públicas e agentes económicos nacionais e estrangeiros.

Objetivos

O curso tem como objetivos:

  • Desenvolver conhecimentos aprofundados de gestão de estruturas de hotelaria de saúde e bem-estar;
  • Estabelecer soluções eficazes numa perspetiva integrada de desenvolvimento sustentável observando os princípios de inovação e empreendedorismo e da criação do próprio emprego.

Pretende-se, igualmente, contribuir para a diversificação da oferta formativa ao nível de mestrado numa área geográfica de elevado potencial no que concerne ao setor turístico, assim como cooperar para o desenvolvimento sustentável das regiões de intervenção das instituições envolvidas num setor em desenvolvimento, mobilizando e construindo competências internas.